segunda-feira, 11 de setembro de 2023

       CAN 2023/Baciro Candé promete uma equipa forte frente a Serra Leoa

Bissau,11 set 23(ANG) - O selecionador nacional de futebol, Baciro Candé, prometeu uma equipa forte e com ambição de ganhar o jogo de hoje diante da Serra Leoa.

Vamos jogar com único objetivo de vencer a partida e dar alegria aos guineenses, quero aqui garantir-vos que teremos uma equipa muito forte e determinada para o desafio“, prometeu mister Candé, em antevisão ao jogo de hoje com Serra Leoa.

 
Na mesma ocasião, o selecionador nacional, revelou que o foco do grupo não pode ser outro, além de ganhar o jogo, facto que segundo ele, permitirá que a turma nacional tenha mais ambição para os próximos embates.

Baciro Candé, solicitou, por outro lado, a máxima presença dos adeptos no estádio, dando forças aos seus rapazes.

O jogo entre as duas seleções, está marcado para hoje,  no estádio ’24 de setembro’, quando forem 16 horas.

A Guiné-Bissau vai tentará superar os dois empates seguidos e garantir a sua primeira vitória contra os Leôes Stars da Serra Leoa, no jogo de hoje, 11 de Setembro, a disputar no Estádio Nacional numa partida oficial entre as duas seleções.

O Grupo A de qualificação para o CAN’2023 é liderado pela Nigéria, que goleou no Domingo o São Tomé e Príncipe por 6-0, somando assim 15 pontos, os Djurtus estão em segundo lugar com 10, seguido da Serra Leoa (5) e os santomenses ficaram na última posição com, apenas 1 ponto, fruto do único empate de 2-2 com os serra-leoneses na 3ª jornada do grupo.

De acordo com a redação do portal O Golo GB, em cinco jogos entre as duas seleções, os Djurtus conseguiram dois empates, nas duas últimas partidas, e foram derrotados em três ocasiões.

O Golo GB frisou que o primeiro encontro oficial da Guiné-Bissau contra a Serra Leoa foi disputado em Bissau, no dia 4 de Outubro de 1992, num domingo, e contava para o apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN’1994 – Tunísia), no Grupo 3, cujo resultado foi [Guiné-Bissau 0-3 Serra Leoa].

Relativamente ao segundo jogo entre Guiné-Bissau e Serra Leoa, disputado num sábado, dia 24 de Abril de 1993, igualmente do Grupo 3 de qualificação ao CAN Tunísia 1994, cujo resultado foi de 2-0, em Freetown, com bis de Ibrahim Koroma.

Nestas eliminatórias para o CAN’1994, disputado na Tunísia, a Seleção Nacional de futebol ficou na última posição do Grupo 3, com zero pontos, num grupo liderado por Serra Leoa com 14 pontos, seguido da Argélia com 13, e em terceiro lugar estava o Senegal com 7 pontos.

Refira-se que 14 anos depois o caminho das duas seleções se cruzaram novamente, mas desta vez é para as eliminatórias de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010, disputado na África do Sul, onde no dia 7 de Outubro de 2007, numa quarta-feira, em Freetown, a Serra vencera por 1-0 os Djurtus na altura comandos por Baciro Candé.

Sublinhou que Já na segunda mão desta eliminatória para o Mundial da África do Sul 2010, no quarto jogo entre ambas, em Bissau, no Estádio Nacional “24 Setembro”, Mister Candé e sua rapaziada empataram a zero bolas contra a Serra Leoa, no dia 17 de Novembro de 2007, num sábado, na altura o seu atual adjunto Emiliano Té jogava nos Djurtus.

No quinto encontro entre as duas seleções aconteceu no ano passado, ou seja, neste Grupo A de apuramento para o Campeonato Africano das Nações, CAN Costa de Marfim 2023, disputado em Conacri (campo emprestado por Serra Leoa), numa segunda-feira, 13 de Junho de 2022, também saíram novamente empatados, mas a duas bolas. ANG/MI/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário