quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Desporto-atletismo/ Recordista Usumane Djumo oferece troféu internacional à Federação de atletismo

Bissau, 11 Fev 26(ANG)  - O recordista nacional Usumane Djumo, anunciou a doação do Troféu de Mérito Internacional, atribuído pelo Município de Silves, em Portugal, à Federação de Atletismo da Guiné-Bissau (FAGB).

De acordo com a pagina da Federação de Atletismo da Guiné-Bissau (FAGB), na Facebook,  a distinção internacional surge na sequência da participação do atleta nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de Tóquio 2025, onde protagonizou a estreia da Guiné-Bissau na prova dos 110 metros barreiras numa competição desta dimensão.

A presença de Djumo foi interpretada como um marco para o crescimento técnico do atletismo guineense e para o reforço da presença do país no panorama desportivo internacional.

A cerimónia simbólica de entrega do troféu decorreu no Consulado-Geral da Guiné-Bissau no Algarve, sob coordenação da cônsul-geral, Embaixadora Josefina Kosta.

O prémio deverá ser transportado para Bissau e integrado oficialmente no património da Federação de Atletismo.

De acordo com a FAGB, representado pelo mentor em Portugal, Mário Silva, o atleta declarou que a distinção pertence ao povo guineense e deve servir de motivação para jovens praticantes da modalidade.

Segundo o mentor, Djumo pretende que o troféu seja um símbolo de inspiração e demonstração de que é possível alcançar níveis elevados de competição internacional representando a Guiné-Bissau.

A Federação de Atletismo da Guiné-Bissau recebeu a iniciativa com reconhecimento institucional, classificando o gesto como uma demonstração de compromisso com o desenvolvimento do desporto nacional.

A entidade considera ainda que os resultados alcançados pelo atleta reforçam a necessidade de investimentos contínuos na formação e valorização de novos talentos desportivos no país.

O atleta, considerado uma das principais referências do atletismo guineense, tem consolidado o seu nome na história da modalidade ao deter recordes nacionais nas provas de 60 metros barreiras em pista coberta, 110 metros barreiras ao ar livre e, mais recentemente, nos 60 metros rasos, marca alcançada durante uma competição realizada na cidade portuguesa de Braga.

Durante o ano de 2025, os resultados alcançados pelo atleta posicionaram-no entre os melhores do continente africano.


Djumo conquistou a oitava melhor marca africana nos 110 metros barreiras e a quarta melhor marca africana nos 60 metros barreiras. Estes desempenhos colocaram igualmente a Guiné-Bissau entre os quatro países africanos com melhores resultados nessas disciplinas.
ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário