quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

ANP/Cipriano Cassamá exorta deputados à abdicarem das cores político- partidarias  para trabalharem para o desenvolvimento do país

Bissau 29 Dez 21 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) ,exortou hoje aos deputados a despirem as camisolas dos partidos para que possam trabalhar em conjunto,  em prol da dignificação das intituições do país e das resoluções dos problemas que afectam o povo guineense.

Cipriano Cassamá discursava na abertura  da sessão especial da ANP para a discussão e votação global da proposta do Orçamento-Geral do Estado (OGE)/2022.

O líder do parlamento disse que está convicto de que, se fôr usada a força colectiva no hemiciclo, esta instituição pode catapultar todo o processo de mudança que esta sociedade reclama e a que tem direito.

“Apesar das discórdias  das últimas declarações públicas de certos deputados em que  algumas bancadas parlamentares sentiram ofendidas e o natural direito de auto defesa que assiste  à cada um , apelo à todos os deputados para  concentrarmos no único ponto da nossa agenda de trabalho que é a votação final da lei  do Orçamento-Geral do Estado e do Plano Nacional do Desenvolvimento  “, aconselhou.

Cassamá alertou ao ministro das Finanças sobre as correções que devem ser feitas no OGE/2022, uma vez que é a missão daquela casa indagar até que ponto estes documentos refletem os anseios do povo.

“Não é só ao sector privado, enquanto alavanca da economia, mas também aos funcionários públicos que viram seus poderes de compra a baixar e custo de vida a aumentar, sem que os seus salários compensem”, salientou.

Referiu  que governar exige dialogar e ouvir os parceiros, negociar com eles para atingir um objectivo a bem da Guiné-Bissau, tendo apelado ao Governo a tomar em conta as preocupações dos empresários e dos sindicatos, sublinhando que tem um plano para evitar que as paralizações continuem na Função Pública e que a ideia já é do conhecimento dos partidos políticos com assento parlamentar.

“Por isso, para evitar o regresso às greves e salvaguardar os superiores interesses da população, proponho ao ministro das Finanças e em particular ao Primeiro-ministro a alocação através do OGE de um montante de mil milhões e meio de francos cfa, que serão destinados para acabar com as reivindicações dos sindicatos “,frisou.

O líder da ANP salientou que o fim do ano civil é momento particular de renovação de esperanças, uma vez que o ano que está a findar foi fecundo em factos politicos que revelam fortes ameaças à estabilidade política, governativa e a paz social, que diz serem elementos indispensáveis ao desenvolvimento social da Guiné-Bissau.

Cassamá convidou à todos para contribuirem para superar as diferenças ,tendo apelado aos guineenses a estarem atentos à tudo que não retrata a guinendade como Povo e Nação.

A proposta do Orçamento para 2022 tem o valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa contra os 386 milhões e regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa.

A sessão de hoje não contou com a presença do Chefe do Governo Nuno Gomes Nabiam e vai ser preenchida com o debate e eventuaal aprovação na globalidade do OGE para o próximo ano.ANG/MSC/ÀC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário