quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Rússia/Putin promete resposta “militar e técnica” em caso de ameaças ocidentais

Bissau, 22 Dez 21(ANG) – O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu terça-feira uma resposta “militar e técnica” caso os seus rivais ocidentais não ponham termo à sua política que considera ameaçadora para a Rússia, num contexto de crescentes tensões em torno da Ucrânia.

“Caso se mantenha a linha claramente agressiva dos nossos colegas ocidentais, vamos adoptar medidas militares e técnicas adequadas de represálias, reagir firmemente às acções hostis (…). Temos perfeitamente esse direito”, declarou no decurso de uma intervenção perante responsáveis militares russos e do Ministério da Defesa.

“O reforço nas fronteiras russas de agrupamentos militares significativos dos Estados Unidos e da NATO constituem uma fonte de séria preocupação”, assinalou, num momento em que os ocidentais acusam Moscovo de ter concentrado dezenas de milhares de tropas perto da fronteira com a Ucrânia em preparação de uma ofensiva, desmentida pelo Kremlin (Presidência russa).

Neste contexto, o Presidente russo sublinhou de novo a necessidade de os Estados Unidos e a NATO fornecerem garantias de segurança à Rússia, através da assinatura de tratados que previnam um futuro alargamento da Aliança Atlântica em direcção a leste, em particular à Ucrânia e Geórgia.

Esta reivindicação já foi transmitida por Putin ao Presidente norte-americano, Joe Biden, durante uma conversação por video-conferência no início de Dezembro, antes de divulgar na semana passada dois projectos de tratados nesse sentido.

No entanto, segundo Putin, a eventual concordância do Ocidente sobre estas propostas poderá ser insuficiente.

O líder do Kremlin acusou os Estados Unidos de abandonarem, quando lhes convém, os tratados que previamente assinaram, e de violarem o Direito Internacional quando exigem a outros que o respeitem.

“Chegam deste género de manipulações”, frisou Putin.

ANG/Inforpress/Lusa

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário