quarta-feira, 30 de novembro de 2022

  São Tomé e Príncipe/ Oposição boicota apresentação do programa do governo

Bissau, 30 Nov 22 (ANG) - O maior partido da oposição são-tomense, MLSTP/PSD, abandonou a plenária durante a apresentação do programa do governo pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

O MLSTP/PSD justificou não querer debater o programa por considerar que  "todos os cidadãos devem ter a garantia da presunção de inocência, acesso a um advogado de defesa e garantia de um julgamento justo e imparcial".

 Segundo a TFI, o partido da oposição fala em "sequestros, tortura e execuções sumárias"

O MLSTP/PSD entende que antes da discussão do programa do governo, dever-se-ia ter discutido a questão  relativa à tentativa de golpe de Estado da passada sexta-feira.

"Independentemente do programa de governo ter primazia, achamos que devíamos antecipar ou deferir o [debate] do programa de governo para primeiro discutirmos o que aconteceu no país. É importante, os são-tomenses estão à espera", afirmou o líder da bancada parlamentar do MLSTP/PSD, Danilo Santos.

O deputado acrescentou que a posição do partido de oposição "foi claramente demonstrada. A nossa tristeza, o nosso repúdio a tudo. Abandonamos a sala num sinal, também com as velas acesas, de solidariedade, consternação para com as vítimas e para como os familiares, demonstrando que nós estamos cá". 

"Aliás, na declaração que nós fizemos, por outras palavras, dissemos ou contribuímos para o que nós gostaríamos que viesse nesse programa. Falamos da necessidade de coesão social. Em são Tomé e Príncipe precisamos todos de contribuir para pacificar a sociedade", concluiu.

Em sinal de solidariedade para com a família das vítimas da tentativa do golpe de Estado, os deputados da bancada parlamentar do MLSTP/ PSD, vestiram-se de cor  preta  e usaram velas acesas que foram rapidamente apreendidas pelas forças de segurança. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário