sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Xº Congresso do PAIGC/ Martilene dos Santos e Raimundo Pereira retiram  candidaturas à presidência do partido

Bissau, 18 Nov 22 (ANG) – Dois candidatos à presidência do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde no Xº Congresso que se inicia hoje, decidiram se retirar da corrida à liderança do partido, restando quatro outros entre os quais o atual líder, Domingos Simões Pereira, Edson Araújo, João Bernardo Vieira e Octávio Lopes.

Martilene dos Santos e Raimundo Pereira, de acordo com a carta enviada à Comissão Nacional Preparatória do evento, à que a ANG teve hoje acesso,  alegam  que se devia privilegiar o diálogo no seio dos libertadores  com o objetivo de criar bases sólidas para a reconciliação que permita a realização da reunião magna num clima de camaradagem e coesão.

A retirada de Martilene dos Santos e Raimundo Pereira foi informada aos delegados do congresso, através de uma carta, assinada pelo coordenador dos núcleos dos dois candidatos, dirigida à Comissão Nacional Preparatória do Xº Congresso.

Na carta os dois desistentes alegam terem constado, o que dizem ser, o total desprezo pelas contribuições deixadas pelos candidatos durante as audições e trabalhos realizados junto à Comissão para o Diálogo e Reconciliação Interna do partido.

Dizem que persiste uma crise que se pretente camuflar e que está a acentuar-se cada vez mais no partido e que pode ter reflexos negativos na mobilização dos militantes para os próximos desafios.

Indicaram ainda que há falta de transparência na gestão do património do partido e falta de esclarecimento  por parte do Presidente cessante Domingos Simões Pereira sobre alegado envolvimento da sua família na alienação indevida do património do partido.

“A não apresentação e aprovação do relatório de contas, ao abrigo dos estatutos do partido. A existência do défice da democracia interna que impede debates sérios dos  problemas que coroem a coesão do partido foram outros motivos da nossa desistência”, lê-se na carta.

Segundo a carta, reina ainda um clima de intimidação agravada com insultos e calúnias, através das redes sociais, contra camaradas com ideias e opiniões diferentes das da  direção do Partido.

Perante esta realidade, as duas candidatura aconselharam que seja resolvida os problemas políticos  pendentes, antes da realização do X Congresso,  para que o partido seja mais reforçada e coeso da reunião magna, independentemente de quem ganhar.

O X Congresso do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que já foi adiado três vezes devido por decisões judiciais, vai decorrer entre os dias 18 e 20 do corrente mês, na vila de Gardete, sector de Prabis, região de Biombo, e congrega 1400 delegados vindos de todas as regiões do país e da diáspora.

O X Congresso dos libertadores irá decorrer sob o lema”Consolidação da Coesão Interna, a Luz do Pensamento de Amílcar Cabral, pelo Resgate do Poder Popular e Promoção do Desenvolvimento”. ANG/LPG/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário