quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Cultura e Desportos/Ministro considera de positivo  desempenho das suas funções durante 2022

Bissau, 21 Dez 22 (ANG) – O ministro da Cultura, Juventude e dos Desportos, considerou hoje de positivo o desempenho a frente da instituição, porque, diz,  “foram criadas as condições para a realização dos trabalhos em equipa”.

Augusto Gomes que falava aos jornalistas dos orgãos públicos de informação  no balanço das actividades realizadas em 2022 e as prespectivas para 2023, disse que apostaram mais na valorização dos recursos humanos e no relacionamento  da instituição com seus parceiros, casos do Instituto da Juventude, Conselho Nacional da Juventude(CNJ), diferentes federações desportivas e outros, para que se possa ter uma boa aproximação.

O governante enumerou ainda como uma das suas realizações, a reabilitação do Estadio Nacional 24 de Setembro, possibilitando aos guineenses verem jogar a sua selecção de futebol em casa, dando mais receitas ao Estado.

Salientou que por isso, a primeira coisa que fez quando foi nomeado para este pelouro foi visitar diferentes departamentos do Ministério para constatar como funcionam.

Gomes agradeceu o apoio do Chefe do Estado e do governo pelo acompanhamento dado à instituição que tutela, e diz que no componente dos desportos, o Governo fez  tudo para requalificar o Estadio Nacional 24 de Setembro, conforme as exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA), e para que a seleção nacional de futebol deixe de jogar fora do país, o que terá causado grandes esforços financeiros  do executivo.

“Por isso, apesar de o país se encontrar num momento muito dificil em termos economicos, o governo fez um grande esforço para tornar o Estádio 24 de Setembro praticável e homologado para receber jogos internacionais”, salientou.

“A partir de Março de 2023 o Estádio Nacional 24 de Setembro voltará a receber os jogos internacionais concretamente a partida entre a Guiné-Bissau e a Nigéria”, disse o governante.

 Augusto Gomes revelou ter em manga para o próximo ano  a requalificação do Estádio Lino Correia, com inclusão de outras modalidades desportivas.

Disse que pretende-se  transformar este local numa “Joia“ da cidade de Bissau,  estando prevista a criação de um parque subterâneo de estacionamento com a capacidade de até 250 automoveis,e a construção de   um grande supermercado.

Augusto Gomes disse que, para além da requalificação do Estádio do Bairro de Ajuda, de Canchungo e Bafatá, haverá ainda a construção de outros três campos, possivelmente, em outras regiões para descentralizar um pouco as atividades para todo o país.

Ainda nas perspectivas para o ano 2023, disse que está em curso a criação de um Centro Internacional de Conferência em, Ilheu do Rei, para que a juventude tenha um espaço para realizar suas actividades.

Adiantou que este projeto assim como o de  reabilitação do Estádio Lino Correia vão ser levados ao Conselho de Ministros, se possível, na sessão de amanhã, quinta-feira(22), uma vez que já há parceiros desponíveis para financiar e trabalhar com o governo para o efeito.

No que tange a  cultura, Gomes prometeu reconhecer e valorizar homens e mulheres do setor, tal como tem sido feito  desde que chegou ao Ministério da Juventude, Cultura e Desportos.

Salientou que a cultura é a maior riqueza da Guiné-Bissau, razão pela qual a Escola de Música José Carlos Schuarts voltou a reabrir, depois de mais de 30 anos encerrada.

Falando da intensão de construção de um  Palácio da Cultura, o ministro disse que o projeto para o efeito está de pé e que já existe o espaço para a sua concessão devendo essa obra ser lançada muito em breve.

Questionado se haverá os festejos de carnaval em 2023, o que não aconteceu em 2022, devido as restricções impostas por causa da pandemia da Covid-19, o governante respondeu afirmativamente, acrescentando  que esses festejos vão ser incluidos no projecto relacionado a elaboração do  dossiê de candidatura da cidade de Bissau à Rede de Cidades Criativas.

“Vai ser uma manifestação cultural mais ampla com a participação de artistas de todo o mundo, e vai coincidir  com o meio século das orguestras criadas logo depois da independência, casos de  Super Mama Djombo e outros. Por isso, o Carnaval será um somatório de celebrações cinquentenários e queremos que seja um carnaval de integração regional ou comunitária”,disse o Ministro.

Augusto Gomes garantiu que os prémios do carnaval passado vão  ser pagos mesmo tardiamente e que os do próximo ano  serão  igualmente pagos.

“Se os prémios forem determinados é porque estamos em condições de os pagar”, afirmou. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário