sexta-feira, 23 de dezembro de 2022


Diplomacia
/Novo embaixador de Angola diz  que estão já criadas as bases  para desenvolvimento da cooperação entre os dois países

Bissau 23 Dez 2022 (ANG) – O novo embaixador da República de Angola no país garante que já estão criadas  as bases para o início de “passos necessários” para o desenvolvimento da cooperação entre Bissau e Luanda.

Mário Augusto falava à imprensa após a entrega na quinta-feira das cartas Credenciais que o habilita como novo embaixador extraordinário e plenipotenciário daquele país na Guiné-Bissau.

O diplomata sublinhou que foi um encontro cordial em que foram abordados  algumas situações que tê a ver  com as relações de amizade que existem entre os dois povos, salientando que no encontro falaram igualmente sobre as relações de cooperação.

“Ou seja, vamos ter de começar a trabalhar nos vários domínios e julgo que  apartir de agora temos as bases para começarmos a dar os passos necessários para o desenvolvimento da Guiné-Bissau e Angola”, disse.

Questionado  se os projeto da construção do Porto de Buba e a exploração de Bauxite de Boé serão retomados ou não, o embaixador frisou que tudo isso são questões que deverão ser lavadas depois para as mesas de negociações com a parte guineense, uma vez que deve-se realizar uma reunião da Comissão Bilateral, uma oportunidade de revisitar todos os projetos que haviam sido iniciados e que, devido à situações alheias a vontade de ambas as partes, foram paralisados.

O diplomata disse ter informações de que o Conselho de Ministros guineense rescindiu o contrato de conceção de exploração  de Bauxite.

“E como disse é um dossiê que vai ser  lavado depois para as instâncias superiores no quadro da cooperação que se pretende relançar ou redinamizar. Provavelmente vai ser abordado, mas, de momento, não houve qualquer desenvolvimento a volta deste assunto”, disse.

O golpe de Estado de 12 de Abril de 2012 que foi antecidido de crispações nas relações de cooperação militar entre a Guiné-Bissau e Angola teve reflexos imediatos e negativos nas relações de cooperação entre Bissau e Luanda. ANG/MSC/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário