sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Tempo/Instituto da Nacional de Meteorologia qualifica de normal a queda das chuvas em Dezembro

Bissau, 30 Dez 22 (ANG) -  O Ponto Focal de Previsões Climática Sazonal do Instituto Nacional de Meteorologia da Guiné-Bissau (INM-GB) qualifica de normal a queda de chuvas que se fez sentir na madrugada de hoje, 30 de Dezembro, em Bissau, apesar de ser uma situação pouco habitual.


Em declarações à imprensa sobre a precipitação registada, quinta-feira, em Bissau, Cherno Luís Mendes justificou a sua afirmação, com os dados estatísticos dos anos 50 e 60, que relataram  quedas das chuvas entre Dezembro e Janeiro.

“Isto não significa que vamos voltar à época das chuvas”, afirmou  o Ponto Focal de Previsões Climática Sazonal do Instituto da Nacional de Meteorologia da Guiné-Bissau.

A precipitação, de acordo com Cherno Luís Mendes, se deve a passagem da linha “jet” que quando se desloca de leste para oeste, reforça a condensação das nuvens e  se as condições atmosféricas favorecerem em termos de humidade acabam por cair em forma da chuva. “Foi o que aconteceu esta madrugada”, disse.

“Se reparamos há uma corrente forte de frio, que normalmente nos países da Europa, em vez de chuva são as neves a cairem, mas como estamos numa zona com clima quente a perturbação causada pela queda da chuva não permitiu formação de gelo, por isso caem em forma de chuvas”, afirmou.

Cherno Mendes reforça dizendo ser uma situação normal, causada pela frente fria que sopra de Norte para Sul, porque, diz, “se for o contrário as chuvas não teriam caído, porque  o vento que sopra de Sul para Norte é mais quente”.

Instado a falar se o país continuará a ter chuvas nos próximos dias, disse que sim, “caso a situação de humidade e frio persistirem”. “É possível haver mais chuvas”, disse.

Perguntado se essa precipitação se registou  em todo o território nacional, Cherno Luís Mendes disse que não, e admite    que pode não atingir  a zona Sul.

“Não temos  informação. Contatamos as delegacias regionais. O certo é que a sua amplitude  não conseguiu cobrir todo o território nacional, por ser uma situação excepcional”,disse.  

“É uma situação normal no mês de Dezembro tendo em conta a frente forte de frio que vem da Europa derrubando a temperatura, provoca a chuva. É bom lembrar que estamos na estação de inverno, caraterizada pela queda das temperaturas”, referiu Luís Mendes acrescentando tratar-se de uma quantia insignificante  de chuvas. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário