quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Literatura/Cidade marroquina de Marraquexe acolhe 2º  Festival do Livro Africano

Bissau,08 Fev 24(ANG) – A cidade marroquina de Marraquexe acolhe entre os dias 8 e 11 do corrente mês , o 2º  Festival do Livro Africano(FLAM), anunciou os organizadores do evento  numa conferência de imprensa realizada em Casablanca.

Fundada por Mahi Binebine (escritora e artista), Fatimata Wane-Sagna (jornalista), Hanane Essaydi (universitária) et Younès Ajarraï (interpretador cultural), o FLAM pertencente a Associação WE ART AFRICA//NS, é um Festival de autores, escritores, pensadores e intelectuais africanos na diáspora e descendentes.

Os organizadores informam que o Festival de Livro Africano de Marraquexe é um evento de celebração da literatura e cultura africana e destina-se a todos os públicos de todas as idades, durante quatro dias.

“O FLAM é um grande festa literária marcada pela presença de mais de 50 escritores africanos, afro-descendentes, residentes na diáspora africana”, declarou à imprensa o presidente do Festival Mahi Binebine.

O festival tem como lema “A minha própria África “, para o incentivo e para a conhecerem melhor e dissipar estereótipos negativos e ao mesmo tempo incentivar a leitura e escrita.

A programação deste ano segundo os organizadores do FLAM/2024, inclui organizações de cafés literários, entrevistas, sessões de autógrafos, um livro, mas também contará com um programa juvenil composto  por actividades educativas e intervenções “fora dos muros “, em ambiente universitário e escolar.

As noites do Festival serão animadas por apresentações musicais, letras e poesias.

O FLAM vai contar com presenças de diversas figuras da literatura africana como José Eduardo Agualusa de Angola, Leila Bahsain de Marrocos Souleimane Bachir do Senegal, Sophie Bessis da Tunísia, Touhfat Mouhtare dos Camarões e Mia Couto do Moçambique, entre outros.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário