segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

    Sociedade/ Mulheres travam exploração de areia pesada em Varela

Bissau, 03 Fev 25(ANG) – Uma marcha de protesto realizada por um grupo de mulheres de diferentes tabancas que compõem a povoação de Varela, secção de Suzana, setor de São Domingos, região de Cacheu, norte do país, no passado dia 23 de Janeiro, obrigou a empresa chinesa denominada de GMG Mining SARL a suspender as atividades de exploração da areia pesada naquela localidade.

Em declarações exclusivas à ANG, o Presidente da Associação Onenoral de Filhos e Amigos de Secção de Suzana(AOFASS), disse que, pela tradição local, as mulheres podem com as suas iniciativas e sem interferência e participação dos homens realizar marchas de protesto contra qualquer mal que afeta a localidade e sua população.

Gastão Djemé disse que, desta vez, as mulheres de Varela realizaram uma marcha de protesto contra a exploração da areia pesada que está a ser levada a cabo pela  empresa chinesa desde 16 de Novembro de 2024.

O Presidente da Associação Onenoral de Filhos e Amigos de Secção de Suzana(AOFASS), afirmou que as mulheres exigem a suspensão de trabalhos de extração da areia, tendo em conta que ainda estão a sentir os efeitos da última exploração realizada há 10 anos naquela localidade.

De acordo com ele, as mulheres alegam que a povoação está a sentir várias consequências da última exploração, nomeadamente estragos de bolanhas, salinização de poços de água, erosão  costeira, mortes de animais entre outras.

Informou que, contudo, as mesmas mulheres dizem  que estão de acordo com os investimentos no sector turístico tendo em conta que a zona dispõe de enormes potencialidades nesse sector.

As mulheres aproveitaram a presença das autoridades estatais”, nomeadamente a governadora da região de Cacheu, o diretor-geral do Ministério da Administração Territorial e do Poder Local, e outros responsáveis do Ministério dos Recursos Naturais, para manifestar os sesu  descontentamento em relação a  extração de areia pesada.

O Diretor-geral do Ministério da Administração Territorial e do Poder Local, Abulai Indjai, citado pela Rádio Kasumai” confirmou que a empresa chinesa foi autorizada pelo Governo, através de uma Licença, a realizar a  exploração da areia pesada naquela localidade .ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário