quarta-feira, 22 de junho de 2022

         BRICS/14ª cimeira  arranca quinta-feira sob a presidência da China

 Bissau, 22 Jun 22 (ANG) -  A 14ª Cimeira dos BRICS, um grupo de mercados emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, arranca quinta-feira, sob o tema “Promover parceria dos BRICS de alta qualidade, inaugurar uma nova era para o desenvolvimento global”.

O evento, a realizar-se por videoconferência, será aberto pelo Presidente da China, Xi Jinping, escreve a agência Xinhua.

Nos últimos 16 anos desde sua criação, os BRICS tornou-se uma estrutura “abrangente e multinível”, com cooperação prática realizada em dezenas de áreas, mantendo o espírito de abertura, inclusão e cooperação de benefício mútuo.

À medida que o mundo enfrenta inúmeras incertezas, incluindo uma pandemia inédita em um século, espera-se que os cinco principais países em desenvolvimento contribuam com sua sabedoria e esforços para promover o desenvolvimento global.

Segundo a mesma fonte, os países dos BRICS são uma “importante força motriz” para o crescimento económico e comercial regional e global. Apesar do impacto prolongado da covid-19, o volume total do comércio de bens desses países atingiu quase 8,55 trilhões de dólares, em 2021, um aumento anual de 33,4%, mostram dados oficiais.

Além disso, o comércio bilateral da China com outros países dos BRICS totalizou 490,42 bilhões de dólares, uma alta anual de 39,2% e mais rápido que o crescimento geral do comércio externo do país no mesmo período.

As estatísticas apontam ainda que em todo o mundo, os países dos BRICS respondem por 18% do comércio de bens e 25% do investimento estrangeiro.

Durante a 12ª reunião de ministros da economia e do comércio dos BRICS, realizada no início deste mês, os participantes se comprometeram a aprofundar a cooperação em áreas como economia digital, investimento comercial e desenvolvimento sustentável, cadeia de suprimentos e mecanismos multilaterais de comércio.

Para abordar os desafios de infra-estrutura e desenvolvimento enfrentados pelas economias emergentes, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), com sede em Shanghai, foi criado pelos países dos BRICS e inaugurado formalmente em Julho de 2015.

O banco já se disponibilizou em fornecer, de 2022 a 2026, 30 bilhões de dólares em apoio financeiro aos países-membros, com 40% dos fundos a serem usados para mitigar o aquecimento global.

No âmbito do encontro, na sexta-feira, 24, Xi Jinping será o anfitrião do Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Global, em Pequim, que contará com a presença de líderes de países do bloco e de países em desenvolvimento e de mercados emergentes. ANG/Inforpress/Xinhua

Sem comentários:

Enviar um comentário