terça-feira, 21 de junho de 2022

 

Comunicação social / Ministro Mendonça promete apoiar a ANG para reativação dos serviços de Correspondentes nas regiões

Bissau, 21 Jun 22(ANG – O ministro da Comunicação Social prometeu apoiar a Agência de Notícias da Guiné (ANG) no sentido de retomar os serviços dos   correspondentes   nas regiões.

Fernando Mendonça falava no âmbito da visita que efectuou esta terça-feira à ANG, Jornal Nô Pintcha e Imprensa Nacional da Guiné-Bissau (INACEP) tendo-se inteirado  “no loco" das instituições que tutela.

O governante disse que a situação da Agência de Notícias da Guiné é complicada, frisando que este órgão de comunicação social público continua a precisa de um “apoio muito forte” por parte do governo, porque houve a região do que era necessário país e que há vários anos deixou de os ter.

Quando a entrega nacional, ANG, Ràdio  à semana, trouxe uma entrega e as noticiam dos correspondentes da região, hoje prometendo “é triste”, disse hoje que prometendo esse serviço toda a operação do governo nas regiões.

O ministro da Comunicação Social, segundo a explicação do seu Diretor-geral, a ANG está perspectivar a reforma que a   cooperação com as Agências internacionais, nomeadamente a portuguesa Lusa, Agência Marroquina pode permitir que a ANG e a sua presença em termos de coberturas noticiosas.

Por outro lado, aquele responsával mostrou-se satisfeito com a digitalização do semanário Jornal Nô Pintcha, que, a partir da próxima semana, pode ser consultado via online em qualquer parte do mundo.

Mendonça prometeu fazer exercícios para que antes do final deste ano, o Jornal Nô Pintcha se torne num  bisemanário, na perspectiva de 2023  passar para um trisemanário como  antigamente.

Com relação ao INACEP, realçou que esta   instituição deve poder servir o Estado da Guiné-Bissau por ser a imprensa pública do país com capitais totalmente públicos.

“A Inacep tem produtos próprios do Estado que mais ninguém pode produzir, por ser de competência exclusiva da Inacep produzir esses documentos, disse Mendonça.

 O governante se refere à produção de Carta   de  Condução, Livrete, Cartão de Segurança Social, entre outros. ANG/MI/ÂC//SG

 

     


Sem comentários:

Enviar um comentário