terça-feira, 28 de junho de 2022


Justiça
/Ministra   preocupada com más  condições das celas do centro de detenção de Bandim

Bissau, 28 Jun 22(ANG) – A ministra da Justiça e dos Direitos Humanos manifestou hoje a sua  preocupação em relação às más condições e  a super lotação   das celas do Centro de Detenção da Polícia Judiciária de Bandim.

Teresa Alexandrina  da Silva  falava aos jornalista depois da visita efetuada, na manhã desta terça-feira, àquele Centro Prisional.

A governante defendeu  que, por maior crime que uma pessoa possa cometer, não merece ser sujeito a tratamento degradante igual ao que os detidos do centro prisional de Bandim são submetidos.

Teresa Silva lamentou a situação  e  prometeu que vai fazer deligências junto do Tribunal de Execução de Penas para se saber da situação de cada  prisioneiro para se tomar medidas adequadas.

Disse  que o estabelecimento não é digno do seu nome(prisão) mas sim  uma cela de detenção da PJ.

Segundo a ministra pretende-se   criar condições de habitabilidade dentro da prisão que passa necessariamente pela reparação  das  instalações ou construção imediata de um outro estabelecimento com condições mínimas onde os prisioneiros  vão poder ter acesso à todos os programas de reinserção social, para no fim de cumprimento de pena, estejam em condições de se inserir  na sociedade.

Em relação  aos recursos humanos, a governante respondeu que está na agenda, mas que não depende exclusivamente do Ministério de Justiça. “Devem   ser conjugados os esforços  para minimizar a situação”, disse.

No que tange com a saúde dos prisioneiros, Teresa Silva disse que o ministro da Saúde Pública enquanto médico de profissão, que a acompanhou na visita, constatou tudo e vai aconselhar o que é que deve ser feito.

“O ministro da Saúde prometeu que vai disponibilizar   materiais para equipar a enfermaria  e pessoal médico e paramédico para dar garantir assistência aos reclusos”, disse.

Teresa Silva esteve acompanhada na visita ao Centro de detenção de Bandim pelo ministro da Saúde Pública Dionísio Cumba, o secretário de Estado de Tesouro  Elídio Vieira Té e o Embaixadaor de Boa Vontade José Braima  Baldé.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário