terça-feira, 6 de abril de 2021

Covid-19/Cidadãos vacinados na Guiné-Bissau não têm queixas de efeitos secundários da vacina

Bissau, 06 Abr 21 (ANG) –  O Primeiro grupo de cidadãos vacinados contra a Covid 19 na Guiné-Bissau, ainda não prestaram nenhuma queixa ligada aos efeitos secundários da vacina  da Astrozeneca tomada.

Com o objetivo de se inteirar junto dos cidadãos vacinados, dos efeitos adversos da vacina, a ANG falou  com o Enfermeiro, Cunsido da Silva Sá, que tomou a vacina no dia 2 deste mês  e disse que desde aquela data não sentiu nenhum dor estranho.

"Estou sentindo normal, da mesma maneira quando sofro uma aplicação de injeção no meu corpo. Sinto dores leves no local perfurado pela seringa e  nada mais " explicou Cunsido da Silva Sá.

Ainda se falou  com uma Agente de Saúde Comunitária (ASC), Sona Malam Sambu, voluntária nesta campanha da vacinação que disse que tomou a vacina na sexta-feira  passada, mas que até então não sentiu nada de anormal.

Sona Sambú disse que  desde aquele dia tem trabalhado normalmente e sem nenhuma indisposição.

Nesta reportagem, a ANG falou  também com o Jornalista Aliu Baldé, que confirmou a toma da vacina , mas que  no primeiro dia sentiu dores no corpo e  pouca indisposição,  que no dia seguinte desapareceram.

"Mas eles tinham informado que eu ia sentir dessa maneira, e com isso, fiquei tranquilo e voltei a minha rotina normalmente" disse Aliu Balde.

Omar Sonko, agente de segurança privada, disse a nossa reportagem que tomou a vacina hoje, e que , até a altura em que falou à ANG, não sentia nada estranho.

Sonko disse que  aguardar pacientemente pelos  efeitos secundários e que, se houver vái comunicar as autoridades competentes.

Rui Araújo, empresário, disse que acabaria de tomar a vacina quando se cruzou com o repórter da ANG.

“Não vai adiantar explicar se os efeitos são negativos ou positivos, só espero  que tenha eficácia na prevenção do virus da  Covid-19”, disse.

As autoridades sanitárias guineenses começaram no sábado a campanha de vacinação contra a Covid-19, prevendo que sejam vacinadas pelo menos três por cento da população, nesta primeira fase. ANG/ CP//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário