terça-feira, 11 de novembro de 2025

Eleições Gerais/ Presidente Umaro Sissoco Embaló nega que pretende alterar a Constituição da República se for reeleito

Bissau,11 Nov 25 (ANG) - O Presidente cessante, nega ter  qualquer intenção de alterar a Constituição da República, caso for reeleito para o segundo mandato  de forma a puder concorrer a um terceiro mandato.

Umaro Sissoco Embaló falava , segunda-feira, num comício popular no setor de Prabis, região de Biombo, no âmbito da sua campanha eleitoral para as eleições gerais de 23 de Novembro.

Embaló voltou a defender a unidade nacional, paz e estabilidade para o desenvolvimento.

Antes do encontro com os populares, o Chefe de Estado cessante reuniu-se com representantes do poder tradicional da localidade.

No decurso da visita inaugurou a estrada Bôr/Prabis, cujas  obras de reabilitação foram  financiadas, integralmente, pelo Governo .

Em resposta aos pedidos, o candidato presidencial independente  deu orientações ao ministro das Finanças para se proceder, a partir de hoje, terça-feira, a remoção  dos resíduos em espaços de diversão.

Embaló reafirmou o seu compromisso com a paz e a unidade nacional, rejeitando qualquer forma de tribalismo. “Não posso ser tribalista porque tenho irmãos da etnia Papel”, afirmou.

O Chefe de Estado cessante voltou a condenar as divisões étnicas e se referiu aos nomes de  Agnelo Regala e Geraldo Martins, aos quais acusa de  envolvimento em várias tentativas de golpe de Estado.

Reiterou ainda que os guineenses “vão continuar a viver em paz na Guiné-Bissau”..

Na ocasião, declarou  que Braima Camará será o seu primeiro-ministro para os próximos quatro anos e que Fernando Dias da Costa “não tem condições para assumir o destino do país”.

Encerrando seu discurso, Umaro Sissoco Embaló sublinhou que , na qualidade do “comandante supremo das Forças Armadas”, não vai permitir qie ninguém desafiasse  a autoridade do Estado.

A cerimónia contou com a presença do Primeiro-ministro, Braima Camará, e de várias figuras políticas e comunitárias da região.

O Régulo de Prabis, Adriano Cá apelou a participação massiva da população nas eleições marcadas para o próximo dia 23 de Novembro.

Em nome das mulheres, Gina Cá destacou o cumprimento das promessas feitas por Embaló e pediu que se votasse em Sissoco Embaló e nos  candidatos da Plataforma Republicana-Nô Cumpu Guiné ao cargo de deputados.

Paulo Djú, porta-voz da juventude local, solicitou   a construção de um polo universitário e a remoção de lixo nos espaços destinados a eventos públicos em Prábis. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário