sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Ensino




Ministério da Educação e UNICEF assinam  novo acordo de cooperação quinquenal

Bissau, 19 Fev 16-(ANG) - O Ministério da Educação Nacional e  Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF ) assinaram quarta-feira,  em Bissau, um acordo de cooperação para os anos 2016/2020 num montante de cinco milhões de dólares.

O referido acordo visa garantir  o acesso de equidade no ensino de qualidade à todos os cidadãos,  sobretudo para as crianças e raparigas  mais vulneráveis, desfavorecidas e das pessoas mais pobres das regiões do país, como forma de permitir um  serviço  educativo inclusivo e abrangente.

As duas partes pretendem ainda no acordo assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade como forma de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os cidadãos.  

Em declarações à imprensa, a titular da pasta da Educação Nacional, Maria Odete Costa Semedo disse que o documento   faz parte  de  vários  outros trabalhos estruturantes  do seu pelouro em parceria com o UNICEF e que vai permitir a criação de  um  suporte “muito  forte”  para os projectos de qualidade do ensino para todos, principalmente para as raparigas e crianças.

A governante salientou   que  o investimento na educação é garantir um viveiro para um futuro melhor dos recursos humanos , porque o ensino é uma  das “pedras”  para que um homem ou uma mulher tenha o seu lugar condigno na sociedade, baseado  numa aprendizagem inclusiva.

O representante do UNICEF, Abubacar Sultan disse que o diploma ora assinado facilita também todos  os jovens e raparigas que estão fora do sistema de ensino  a ingressarem na educação  para poderem participar no processo de ensino. 

Aquele responsável de UNICEF agradece os trabalhos feito pelo Ministério da Educação Nacional em colaboração com a  sua instituição para continuar a esforçar em apoiar  o  sector educativo  como forma de contribuir para um ensino de qualidade na Guiné-Bissau. ANG/PFC/ÂC/SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário