Representantes de 16 agências de notícias em formação em
Rabat
Rabat, 23 Fev 16 (ANG) – Jornalistas das agências de notícias de 16 países
africanos participam desde segunda-feira em Rabat, Marrocos numa formação sobre o jornalismo económico e
financeiro promovida pela Federação Atlântica das Agências de Noticias
Africanas(FAAPA) .
Organizado pelo Centro Africano de Formação dos Jornalistas , uma
instituição da FAAPA, o evento que decorre até sexta-feira vai abordar temas
como "Importância do jornalismo económico", "Jornalismo económico
na era digital" e "jornalismo financeiro: exemplo de informaçäo
financeira".
"Fontes e credibilidade das informações", "como a imprensa
pode explicar a economia de maneira simples", entre outros constam
ainda do rol dos assuntos em destaque ao
longo dos cinco dias do seminário.
Na sessão de abertura , Khalil Hachimi Idrissi, Director-geral da Agência
Marroquina de Noticias (MAP) e presidente da FAAPA, realçou que o evento
pretende oferecer aos participantes tecnicas e conhecimentos sobre como abordar
ao público assuntos económicos e
financeiros de forma simples e clara .
"Antes de reportar, o jornalista deve compreender muito bem a informação que possui em mãos e trata-las de forma simples e clara para que
seja acessível ao público", explicou Khalil Idrissi que acrescenta que,
para isso, o jornalista não precisa ser um expert de economia, pois essa profissão,
de uma maneira geral, é generalista.
De acordo com o Director -geral da AMAP, as informações económicas bem
tratadas pelo jornalista acabam sempre por interessar ao público, sobretudo
quando o conteúdo da mensagem se torna simples e clara.
"De contrário, estaremos longe do objectivo principal que é de animar
a vida pública, económica e, principalmente, económica e financeira do
pais"., sublinhou encorajando aos participantes a aproveitarem no máximo
os ensinamentos ministrados por
"formadores inteiramente africanos", como fez questão de frisar.
A FAAPA foi criada em 2014 em Casablanca, Marrocos e tem por objectivo transformar-se
no maior pólo de informação sobre África ao nível continental e numa plataforma
de capacitação das agências de
noticias para estarem aptas a fazer face
aos desafios que a mundialização impôs ao continente.
Conta actualmente com 19 membros efectivos, mas nove outras agências já
manifestaram o interesse de aderir à organização.
José Augusto Mendonça, enviado especial da ANG à Marrocos
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