Inaugurado o Centro Mental reabilitado, inativo há 18 anos
Bissau, 11 Ago 16 (ANG) – O ministro da Saúde Pública, Domingos Malú, lamentou quarta-feira o aumento, nas ruas de Bissau, de pessoas portadoras de deficiências mentais.
Malú que falava na cerimónia inaugural do Centro de Saúde Mental , denominado ¨Osvaldo Máximo Vieira¨, disse que o referido estabelecimento vai minimizar o sofrimento dos pacientes mentais e dos respetivos familiares.
Aquele governante afirmou que o Centro, reabilitado com apoio da União Europeia, foi outrora o melhor estabelecimento de saúde no país, tanto no tratamento como no acolhimento de pacientes, até ao conflito político-militar, em 1998 , período em que ficou completamente danificado.
O ministro pediu aos funcionários do Centro para trabalharem afincadamente e com determinação, para a defesa da melhoria da qualidade de atendimento e tratamento dos doentes mentais .
Segundo o Diretor-geral do Centro Mental, Gerónimo Henrique Cá, o referido estabelecimento sanitário dispõe 36 camas para internamentos, dois psicólogos, um técnico de terapia, três assistentes sociais e 12 enfermeiras.
Henrique Cá adiantou que nesta primeira fase não haverá internamento, mas apenas tratamento ambulatório de pacientes.
ANG/JD/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário