segunda-feira, 24 de abril de 2023


Covid-19/
“O País está longe de atingir a meta de 70 por cento de vacinados fixada pela OMS”, diz Director dos Serviços de Vacinação

Bissau, 24 Abr 23 (ANG) –  O Director de Serviço de Vacinção disse hoje em entrevista a Agência de Notícias da Guiné(ANG)qu o país está  longe de atingir a meta de 70 por cento da população completamente vacinada contra coronavírus, fixada pela  Organização Mundial para a Saúde(OMS), porque a desinformação que alimentou dúvidas sobre vacinas contra a Covid no inicio da pandemia ainda impede à muitas pessoas de tomarem a  vacina.

Humberto Intchalá, em declarações à ANG, em jeito de balanço da segunda campanha de vacinação contra  virús de Covid-19, decorrida entre 15 e 29 de Março passado, disse haver pouca adesão, e numa altura em que o processo só  alcançou 35 por cento da população completamente vacinada, faltando os restantes  para se cumprir a meta.

Disse que, dentro dessa percentagem há grupo de pessoas que até ao momento não foram vacinadas, porque não há vacinas para este grupo.

“Até ao preciso momento não há vacinas para crianças de 12 à 17 anos”, afirmou, alertando que, se houvesse vacinas para este grupo ajudaria o país para atingir a meta fixada pela OMS.

 Intchalá disse que estava prevista a vacinação durante essa segunda campanha de  146.894 pessoas, mas que se conseguiu  vacinar apenas 19.720, correspondente a 13 por cento do total previsto.

Por isso, disse estar preocupado com a fraca adesão a campanha  e pediu a colaboração das pessoas para  à imunização contra o coronavirus,porque as vacinas salvam vidas e contribuem para controlar a transmissão no futuro próximo, com uma alta cobertura e imunização nacional.

Interrogado sobre o intervalo que existe entre doses, disse que o recomendável é de quatro  semanas, mas que se utrapassar a pessoa pode tomar a outra dose sem nenhum problema.

Instado a falar das vacinais usadas nessa campanha, Humberto Intchalá disse que trabalharam com Astrazenica, chinopharma e jhonson& jhonson.

Humberto Intchalá disse nesssa entrevista a ANG  que cerca novo mil doses da vacina Astrazenica estão disponiveis em todas as estruturas de saúde no país para quem quiser se vacinar contra a Covid-19. ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário