segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Cooperação/PR destaca bom nível de relação entre Guiné-Bissau e Portugal que influência progresso do país na União Europeia

Bissau, 30 Out 23 (ANG) - O Presidente da República (PR) Umaro Sissoco Embaló   afirmou este fim-de-semana que um bom nível de relacionamento de cooperação e de amizade entre a Guiné-Bissau e Portugal e que influência o progresso do país ao nível da União Europeia.

Embaló falava à imprensa de regresso a capital Bissau, após ter efectuado uma visita à República Portuguesa, no qual passou pela República de Congo Brazaville, onde participou de uma Conferência sobre questões do meio ambiente.

“Portugal tem assistido a Guiné-Bissau ao longo do tempo, na qualidade do Presidente de República posso afirmar que ao longo do meu mandato não tenho que queixar da parte de Portugal. Porque, recebemos tanto apoio orçamental, assim como noutras áreas de cooperação”, disse o Chefe de Estado guineense.

Sissoco Embaló disse que igualmente no âmbito da visita  que efectuou à Portugal abordaram o assunto de um Barco que a República Portuguêsa deve doar a Guiné-Bissau no próximo ano e que   será chamado de cinquentenário da independência.

O Presidente de República informou que, no prazo de duas semanas a Guiné-Bissau receberá a visita de Chefe de Estado Poutuguês, do seu Primeiro-ministro e dos ministros de algumas áreas de governação.

Por outro lado, Umaro Sissoco Embaló contou que a comunidade guineense residente em Portugal manifestou a sua preocupação fase a questão dos custos alfândegários com que deparam, e que em jeito de resposta ele explicou que, o produto para venda deve ser pago uma vez que o Estado necessita da receita.

Questionado sobre recente acusação que a Guiné-Bissau sofreu por parte dos Estados Unidos de América(EUA) sobre tráfico de seres humanos, respondeu que a situação já está a ser tratada entre as duas partes.

“O Embaixador dos Estados Unidos de América para Guiné-Bissau enviou uma carta de pedido de audiência comigo e no dia 14 de Novembro próximo, o mencionado diplomata estará no país para que juntos possamos resolver da melhor forma a mencionada situação.ANG/AALS/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário