quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Regiões/ Autoridades regionais de Bolama pedem continuidade de projectos de apoio a comunidade local

Bolama,18 Dez 24 (ANG) – O representante do Governador da Região de Bolama Bijagós,  Sabino Ubana Cite pediu  a continuidade de projetos de apoio à comunidade local.

De acordo com o despacho do correspondente da ANG em Bolama, o pedido foi feito, na terça-feira, no ato de apresentação dos resultados alcançados durante os seis anos de execução do projecto da Ação Ianda Guiné Djuntu, na região de  Bolama Bijagós.

Ubana Cite disse que os apoios desta ONG diminuíram bastante os sacrifícios que dantes a comunidade enfrentava, porque  deixaram  de  queixar-se  dos problemas de saúde   que enfrentavam , nomeadamente  diarreia, tifoide e outras.

Pediu aos responsáveis de Açõ Ianda Guiné Djuntu para que nos próximos projetos seja envolvido o Governo regional para assegurar o  acompanhamento e controlo das atividades a serem desenvolvidas para o bem das comunidades.

Agradeceu a ONG Ianda Guiné Djuntu pelos apoios prestados ao povo da Guiné-Bissau e  em particular à comunidade de Bolama.

Pediu aos responsáveis do projeto para, no futuro, levarem mais projetos para diferentes comunidades guineenses.

No ato, participaram as organizações da sociedade civil sedeadas em Bolama, instituições estatais e privadas e poder tradicional, representado pelo Régulo de Bolama,  Rei João Nhaga.

O Gestor de Subvenções de projetos Ação Ianda Guiné Djuntu, laia Djau disse a sua ação conseguiu resolver vários problemas nas diferentes comunidades a nível do país.

Djau acrescentou que, Ianda Guiné por sí só não pode resolver todos os problemas do país, pelo que é preciso que haja mais ações no sentido de continuar com as atividades que garantam o desenvolvimento.

Os projetos da  Ianda Guiné Djuntu são financiados pela União Europeia e implementados pelo Instituto Marquês de Vile Flor, uma instituição portuguesa que trabalha há muitos anos no  pais.

A Ação Ianda Guiné Djuntu desenvolveu em todo o país 1516 projetos e  apoiou 458  outros  de base comunitária, desembolsando para cada um quatro milhões e quinhentos mil francs cfa.

Em Bolama Bijagós interveio em 35 projetos, dentre os quais 11 no setor de Bolama, em que  15.600 organizações foram capacitadas em matéria de procedimentos administrativo .ANG/LC/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário