Formação profissional/União Europeia considera Formação Técnico Profissional um “instrumento” de desenvolvimento do país
Bissau, 18 Mar 21 (ANG) - A Chefe de Cooperação
da União Europeia (UE) na Guiné-Bissau considerou esta quinta-feira o ensino e
formação técnico profissional um “instrumento”
para o desenvolvimento do país.
Segundo Simona, este ateliê se enquadra na implementação do
Projecto de Reforço do Sistema do Ensino e Formação Técnica e Profissional
(RESET) na Guiné-Bissau através da intervenção do governo. Projecto esse que foi implementado pela Agência Belga
de Desenvolvimento (Enabel) e financiado pela Delegação da União Europeia, no
valor de 7 milhões de euros, com duração de cinco anos.
A Chefe de Cooperação de UE salientou
que o projecto tem como objectivo principal,
o relançamento do Ensino e formação técnico e profissional para promoção do
emprego na Guiné-Bissau.
“A União Europeia apoia o
desenvolvimento das competências para melhorar a empregabilidade dos
trabalhadores, a produtividade das empresas e o crescimento económico inclusivo”,
disse.
Simona considerou a Enadel
de parceiro importante na implementação
do projecto RESET na Guiné-Bissau, através das intervenções da governação na
qualidade e relevância do sistema de formação, assim como o apoio para
transmissão ao mercado de trabalho.
“O referido projecto,
constitui um papel importante e estratégico para o país cuja a população é
maioritariamente jovem, mas que enfrenta uma escassez crônica de oportunidades económicas
e de inserção profissional. Portanto, investir na juventude é uma prioridade da
União Europeia na Guiné-Bissau”, referiu.
Acrescentou que, a qualidade
dos empregos disponíveis é também uma questão de grande preocupação, pois
muitos jovens acabam por trabalhar na economia informal, caracterizada por
condições precárias, baixo salário, poucas oportunidades de formação e nenhuma
produção social.
“A formação profissional não
é suficiente para encontrar um bom
emprego e construir um futuro satisfatório. Daí, a importância de estudar bem o
contexto e conhecê-lo, em profundidade, tanto do ponto de vista da oferta de
formação como da procura de mão-de-obra”, disse aquela responsável.
Simona Schlede disse ainda
que, o diagnóstico que a Enabel apresenta é crucial, porque vai permitir a definição
de uma estratégia de intervenção focada nos sectores e nas áreas do país onde há mais dinâmica e potencial do
desenvolvimento económico para apoiar, tanto quanto possível, a capacidade dos
centros de formação existentes, esforço para
melhorar a qualidade de oferta e na criação de novos cursos na base das
necessidades do país.
“Para que haja resultados sustentáveis é necessário um sistema abrangente de desenvolvimento de competências, em que tanto o Estado assim como o sector Privado participem com os parceiros, de modo a proporcionar o desenvolvimento de competências para os grupos mais vulneráveis e excluídos da educação”, recomendou.
Por sua vez, o Director do Instituto
Nacional para Formação Técnica e Profissional (INAFOR), Alberto Francisco Gomes
manifestou a sua satisfação com o
projecto RESET e disse que o diagnóstico feito vai permitir que haja
sugestões para alternativas concretas.
Alberto Francisco Gomes
acrescentou que o diagnóstico exigirá igualmente coragem e vontade de bastante trabalho para o
alcance do progresso.
No ateliê de restituição dos
resultados do diagnóstico dos Centros de Formação Profissional na Guiné-Bissau
participam directores de diferentes
Centros de Formações Profissionais existentes no país. ANG/AALS/ÂC//SG
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