quinta-feira, 18 de março de 2021

Formação profissional/União Europeia considera Formação Técnico Profissional um  “instrumento” de desenvolvimento do país

 Bissau, 18 Mar 21 (ANG) - A Chefe de Cooperação da União Europeia (UE) na Guiné-Bissau considerou esta quinta-feira o ensino e formação técnico profissional  um “instrumento” para o desenvolvimento do país.


Simona Schlede fez a referida consideração no âmbito de um ateliê de restituição dos resultados do diagnóstico dos Centros de Formação Profissional na Guiné-Bissau , no qual foi revelada  que 63% dos referidos centros estão concentrados na capital Bissau.

Segundo Simona, este  ateliê se enquadra na implementação do Projecto de Reforço do Sistema do Ensino e Formação Técnica e Profissional (RESET) na Guiné-Bissau através da intervenção do governo. Projecto    esse que foi implementado pela Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel) e financiado pela Delegação da União Europeia, no valor de 7 milhões de euros, com duração de cinco anos.

A Chefe de Cooperação de UE salientou  que o projecto tem como objectivo principal, o relançamento do Ensino e formação técnico e profissional para promoção do emprego na Guiné-Bissau.

“A União Europeia apoia o desenvolvimento das competências para melhorar a empregabilidade dos trabalhadores, a produtividade das empresas e o crescimento económico inclusivo”, disse.

Simona considerou a Enadel de parceiro importante na  implementação do projecto RESET na Guiné-Bissau, através das intervenções da governação na qualidade e relevância do sistema de formação, assim como o apoio para transmissão ao mercado de trabalho.

“O referido projecto, constitui um papel importante e estratégico para o país cuja a população é maioritariamente jovem, mas que enfrenta uma escassez crônica de oportunidades económicas e de inserção profissional. Portanto, investir na juventude é uma prioridade da União Europeia na Guiné-Bissau”, referiu.

Acrescentou que, a qualidade dos empregos disponíveis é também uma questão de grande preocupação, pois muitos jovens acabam por trabalhar na economia informal, caracterizada por condições precárias, baixo salário, poucas oportunidades de formação e nenhuma produção social.

“A formação profissional não é  suficiente para encontrar um bom emprego e construir um futuro satisfatório. Daí, a importância de estudar bem o contexto e conhecê-lo, em profundidade, tanto do ponto de vista da oferta de formação como da procura de mão-de-obra”, disse aquela responsável.

Simona Schlede disse ainda que, o diagnóstico que a Enabel apresenta é crucial, porque vai permitir a definição de uma estratégia de intervenção focada nos sectores e nas áreas  do país onde há mais dinâmica e potencial do desenvolvimento económico para apoiar, tanto quanto possível, a capacidade dos centros de formação existentes,  esforço para melhorar a qualidade de oferta e na criação de novos cursos na base das necessidades do país.

“Para que haja  resultados sustentáveis é necessário um sistema abrangente de desenvolvimento de competências, em que tanto o Estado assim como o sector Privado participem com os parceiros, de modo a proporcionar o desenvolvimento de competências para os grupos mais vulneráveis e excluídos da educação”, recomendou.

Por sua vez, o Director do Instituto Nacional para Formação Técnica e Profissional (INAFOR), Alberto Francisco Gomes manifestou a sua satisfação com o  projecto RESET e disse que o diagnóstico feito vai permitir que haja sugestões para  alternativas concretas.

Alberto Francisco Gomes acrescentou que o diagnóstico exigirá igualmente  coragem e vontade de bastante trabalho para o alcance do progresso.

No ateliê de restituição dos resultados do diagnóstico dos Centros de Formação Profissional na Guiné-Bissau participam  directores de diferentes Centros de Formações Profissionais existentes no país. ANG/AALS/ÂC//SG

 

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