segunda-feira, 4 de setembro de 2023


Seguimento do preço arroz
/Secretário-geral da Acobes considera de “positiva” visita da Comissão Interministerial às regiões de Oio e Cacheu

Bissau,04 Set 23(ANG) – O secretário-geral da Associação de Defesa de Consumidores de Bens e Serviços(Acobes), considerou de positiva a visita da Comissão Interministerial sobre produtos da 1ª necessidade às regiões de Oio e Cacheu entre os dias 2 e 3 do corrente mês, para inteirar-se da implementação do preço de arroz.

Bambo Sanhá, em entrevista exclusiva hoje à ANG, disse que a Comissão constatou a presença em quantidade do arroz tipo “nhelem”, 100 por cento partido, cujo preço o Governo mandou recentemente baixar para  17500 francos CFA por saco de 50 quilos.

“A nossa visita começou na região de Oio, concretamente nos sectores de Mansabá, seguindo-se  para Mansoa e Bissorã”, disse.

Aquele responsável disse que foram informados da parte dos delegados regionais do comércio, governador regional, mulheres vendedeiras, jovens, régulos, associações de comerciantes e de consumidores de que a decisão do Governo está a ser respeitada.

“Todas as entidades abordadas foram unânimes de que o preço de arroz estipulado pelo governo está a ser cumprido, facto que agradou a Comissão”, frisou.

Sanhá afirmou que, de igual modo, ao nível da região de Cacheu, a visita foi positiva pelo facto de haver grande quantidade de arroz nos mercados e os comerciantes estão a respeitar os novos preços.

Disse contudo, que a Comissão se deparou com a situação de alguns comerciantes retalhistas que se deslocam até Bissau para adquirir arroz para irem revender localmente, reclamando os seus lucros.

O secretário-geral da Acobes disse que, os referidos comerciantes não precisavam de deslocar até Bissau porque poderiam comprar o produto a partir do sector de Canchungo tendo em conta que não eram grandes quantidades.

“Aconselhamos aos  referidos retalhistas para se organizarem em grupos faturando o arroz em grande quantidade a partir de Bissau e o governo vai assegurar o transporte até o interior, como forma de minimizar o custo de transporte e para que possam ter uma certa margem de lucro”, disse.

Bambo Sanhá disse que a região de Oio e Cacheu estão de parabéns em termos de cumprimento das medidas.

Sublinhou que, a presença dos membros do governo na referida missão, demonstra toda a seriedade e responsabilidade na implementação da medida.

Informou que a Inspeção Geral do Comércio deixou uma linha verde para efeitos de denúncias sobre a especulação dos preços de forma a punir os infratores.

O secretário-geral da Acobes disse que, dentro em breve, o Executivo irá igualmente estudar mecanismos para  baixar, paulatinamente, outros produtos da 1ª necessidade dentre os quais, a farinha, óleo alimentar, açucar entre outros.

A Comissão Interministerial é integrada pela ministra do Interior, o ministro  da Economia e Finanças, o Secretário de Estado da Ordem Pública e  do Inspector-geral do Comércio. ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário