sexta-feira, 3 de maio de 2024

EAGB/Cerca de 500 trabalhadores  reunidos para eleição de nova direção do  sindicato   para mandato de dois anos

Bissau, 03 Mai 24 (ANG) – Um total de 494 trabalhadores estão reunidos  na 10ª Assembleia-geral Ordinária para eleger nova direção do sindicato de base dos funcionários da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), para um mandato de dois anos.

Três candidados disputam o lugar de Presidente do sindicato, nomeadamente Isaac Tavares Gomes, da lista V, António Ramalhiano Afonso,  lista branca e Alficene Baio, da lista Azul.

Na ato de abertura dos trabalhos, o Secretário-geral da UNTG, Júlio Mendonça disse que fazer sindicalismo não é facil porque se sente na pele, mas que nem por isso se deve  abandonar, uma vez que vai servir  para todos.

Mendonça cuja liderança da UNTG é partilhada com Laureano Pereira da Costa, sublinhou  que a  EAGB é uma empresa muito importante para o país, porque o setor em que atua é estratégico.

Para aquele sindicalista, o mais importante é que os trabalhadores da EAGB respeitem as regras que estabeleceram.

Mendonça apelou aos participantes   para votarem em alguém capaz de satisfazer as suas expectativas,  nos próximos dois anos.

“Quem vai ser escolhido hoje, estará lá para representar os trabalhadores e não a sua pessoa . Também tem que estar disponível para ouvir problemas dos seus representados para  em conjunto resolvê-los”. disse.

Rogino Lopes Cardoso, Presidente da Comissão Organizadora da 10ª Assembleia-geral Ordinária do Sindicato de Base dos Trabalhadores da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau -EAGB disse que o  ato vai igualmente servir para se reflectir sobre  a vida do sindicato e para fazer o balanço do exercício da direção cessante.

Cardoso pediu maior civismo, tolerância e respeito mútuo  aos trabalhadores na avaliação da direção cessante e legitimação de novos corpos sociais do sindicato.

Em representação do Diretor-geral da EAGB,  António Carlos Nabe declarou  que qualquer candidato que sair vencedor vai ter portas abertas para trabalhar em parceria com a direção, para discutir a vida da empresa e dos trabalhadores.

Neste encontro de um dia os trabalhadores vão eleger uma nova direção do sindicato da EAGB. ANG/MI//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário