sexta-feira, 31 de maio de 2024

Inacep/Funcionários  vão a greve de três dias a partir de 05 de Junho

Bissau, 31 Mai 24 (ANG) – Os funcionários da Imprensa Nacional (INACEP) prevêm  uma greve de três dias, a partir de 05 de Junho, para exigir pagamento de dois meses de salários em atraso, entre outras reivindicações.

O anúncio foi feito hoje pelo Presidente de Comité Sindical de Base dos Trabalhadores da INACEP, Mohamed Lamine Monteiro, em conferência de imprensa, na qual disse que caso não forem atendidas as suas reivindicações, a partir de 05 de Junho, as portas da  empresa vão fechar-se na sua totalidade.

No cardeno reivindicativo entregue à direção da empresa, o Comité Sindical exige  que a direção encontre, o mais rápido possível, uma soluçáo para o pagamento de salários em atraso e cumprimento imediato e na integra  dos Esstatutos da INACEP  ECP, aprovado em Conselho de Ministros e promulgado pelo Presidente da República e publicado no suplemento nº 12/2021.

″Há dois meses não recebemos o salário de Abril e Maio , e se juntar o Conselho de adminstração vai somar três meses, Março, Abril e Maio. Isso não podemos negociar, porque é as vidas das pessoas , dos seus filhos e familiares que estão em causa”, disse.

Por outro lado, Monteiro diz  que, há de 20 anos, a Inacep não pagou a Segurança Social dos trabalhadores e que o último pagamento foi  efeto em 1999, e acrescenta que a empresa contraiu  uma dívida interna de mais de 90 meses  com  pessoal ídoso.

Mohamed Monteiro defendeu a impressão de todos os documento do Estado na  empresa, nomeadamente a Carta de Condução, Bilhete de Identidade, Certidão de Nascimento e de Óbito entre outros, em cumprimento de uma lei adotado pelo para o efeito, pelo Executivo.

″Não podemos continuar  na situação em que encontramos hoje em dia. As finanças da empresa  está com uma divida  de mais de um bilhão de francos cfa, e está situação contribui para empresa entrar no abismo e  fechar as portas. Com atraso de dois meses de salários sem nenhum sinal de pagamento”, disse o presidente do Comité Sindical dos Trabalhadores da Inacep, Mohamed Lamine Monteiro. ANG/MI//Sg



 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário