terça-feira, 6 de maio de 2014

Castanha de Caju

ANAG considera negativo campanha de comercialização da castanha de caju

Bissau, 06 Mai 14 (ANG) - Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG) considerou de negativo os dois primeiros meses da campanha de comercialização da castanha de caju, divido ao que considera de alta taxa cobrada para o Fundo de Promoção da Industrialização de Produtos Agrícola (FUNPI).

“Além do mais ela decorre em paralelo com o processo eleitoral em curso no país”, constatou hoje o secretário executivo da ANAG em declaração à ANG.

De acordo com Corca Djaló, a presente campanha está a decorrer de forma indesejada, pois as dificuldades são muitas, com os exportadores a queixarem-se do montante fixado para a exportação que saiu de 750 xof para 800 xof.

E sobre estas taxas, explicou o Secretario executivo, a ANAG teria já diligenciado junto ao executivo no sentido de reduzir o montante cobrando para o FUNPI dos actuais 50 para 10 Francos CFA.

Informou que o sector bancário recusou financiar a campanha deste ano, por receio de problemas na aceitação dos resultados eleitorais do escrutínio geral em curso na Guiné-Bissau.

 “Os exportadores estão descapitalizados por não estarem bem organizados e devidos na persistente instabilidade no país. “Trinta anos depois e ainda o país continua a depender a cem por cento do sector bancário”, criticou o Secretario executivo da ANAG.

E sobre as informações que dão conta que alguns exportadores estão a fazer a troca de um quilograma de arroz por um quilograma e meio da castanha de caju, o Secretario executivo da ANAG exortou aos produtores a denunciar os actores desta pratica junto as autoridades locais.

“A troca de produto por produto é proibida na lei e a colaboração dos régulos, chefes de tabancas e Administradores dos sectores podem ajudar a por cobro a estas situações, lamentou Corca Djaló.´

Perante estas dificuldades o secretário executivo da ANAG exortou o governo no sentido de dar apoio financeiro aos exportadores e as organizações que actuam no sector para dinamizar a campanha.

ANG/LPG/JAM   



            

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