Crise política
Bissau,01 Set 15(ANG) - O Presidente da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau, entregou segunda-feira, em Nova Iorque (EUA), quatro resoluções de solidariedade ao governo demitido ao seu homólogo angolano, com quem analisou a crise política no país.
Cipriano Cassama disse à imprensa, à saída da audiência com Fernando da Piedade dos Santos, que as referidas resoluções espelham o esforço do parlamento guineense para desanuviar o clima de tensão política actual.
Presidentes dos parlamentos da Guiné-Bissau e de Angola |
Cipriano Cassama explicou que informou ao seu homólogo angolano sobre o andamento da situação crítica na Guiné-Bissau, onde diz haver "a indefinição e paralisia das instituições da República ".
A propósito da situação política, disse que o parlamento tem realizado várias iniciativas, através das suas estruturas competentes, para encontrar uma solução. Informou que aguardam com expectativa a decisão do Supremo Tribunal, único órgão competente para dirimir o conflito latente.
Assegurou que, enquanto Presidente do Parlamento, fizeram tudo e vão continuar a trabalhar para preservar a paz e estabilidade da Guiné-Bissau e do seu povo.
"Penso que vamos encontrar uma solução, através do diálogo. Mas entre o Presidente da República e o PAIGC penso que já não há outra possibilidade. Só o tribunal poderá encontrar uma solução", declarou.
A esse respeito, o Presidente da Assembleia da Guiné-Bissau reagiu, recentemente, à decisão do Chefe de Estado de demitir o governo e disse estar triste com a medida.
A audiência foi realizada à margem da IV Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos, que decorre até 02 de Setembro, em Nova Iorque.
Congrega quase 180 líderes parlamentares, dos quais mais de 35 vice-presidentes, em representação de quase 140 países. ANG/Angop
Sem comentários:
Enviar um comentário