quinta-feira, 18 de março de 2021

                Ensino/Conaeguib homenageia deputado  Hussein Farhat

Bissau, 18 Mar 21 (ANG) – A Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (Conaeguib), homenageou hoje o deputado da nação Hussein Kamel Farhat pela reabilitação das ruas que dão acesso aos três grandes liceus da capital nomeadamente Rui Barcelos, Agostinho Neto e Kwameh Nkurmah .

Falando no acto, o Presidente da Conaeguib, Bacar Darame disse que os maiores beneficiários desta obra são os alunos e os professores que frequentam esses estabelecimentos de ensino, frisando que, além da estrada, construiu jardins e espaços para que os estudantes estejam mais confortáveis na escola, e ainda colocou a iluminação.

“Por isso o entregamos o prémio denominado “Degol Mendes”, que doravante será entregue à pessoas singulares e instituições que fizeram algo para a educação. Não obstante  o seu trabalho não estar directamente ligado às escolas mas tem grande reflexo dentro do sistema educativo”, sustentou.

Darame acrescentou  que Hussein Farhat foi o primeiro a receber esta prenda - o tradicional pano de pinte e um certificado de reconhecimento.

Para este responsável, o trabalho que em princípio devia ser feito pelo Governo da Guiné-Bissau foi realizado por um individuo que decidiu aplicar, em benefício do colectivo, recursos que podia ter canalizado à sua família.

Sustentou que a iniciativa  representa um grande feito, e que por isso, em nome dos estudantes da Guiné-Bissau, endereça um “grande agradecimento” ao deputado, Hussein Farhat.

Bacar Darame disse esperar que o deputado continue a apoiar a classe estudantil, e lamentou a greve dos professores que afecta  o sector educativo.

 “Penso que as pessoas estão a contribuir para destruir a nossa Nação uma vez que, se todos nós não ajudamos para que o ensino seja uma realidade na Guiné-Bissau não podemos pensar em vir a ter uma governação desejável. O que estamos a semear hoje será o que vamos colher amanhã", vincou.

Por seu turno, o deputado Hussein Kamel Farhat referiu que via todos os dias o sofrimento dos estudantes, principalmente os que estudam a noite, uma vez que a rua  reabilitada não tinha iluminação e que os “larápios” os incomodavam muito principalmente  com roubo de telemóvel.

 “Chegavam nas salas de aulas com os pés cheio de pós o que não normal”, disse

O deputado sublinhou que,  foi o que o mais o motivou a investir para mostrar a todos os estudantes  que eles é que são o futuro deste país.

Farhat, visivelmente emocionado, disse que o seu gesto é uma gota de água no Oceano, e que era preciso o arrancar para  demonstrar que a educação é o motor de desenvolvimento de qualquer país.

“A par de saúde, uma Nação sem isso, não existe, por isso espero da parte do Governo que a desavença com os sindicatos do sector seja resolvida, o mais rápido possível, para  que os alunos possam retomar as suas aulas e usufruir deste trabalho que fiz”, disse.

Na ocasião, o deputado pediu  aos alunos e não só, a cuidarem bem da obra em termos de conservação e higienização do local e promete  dar  apoios para o efeito.

“Como podem ver, esta rua é uma das mais sinalizadas em termos de trânsito, mas os condutores estão a violar, de uma forma grosseira os sinais. Por isso peço ao Ministro do Interior para colocar policias de trânsito nesta zona para disciplinar o trânsito", disse.

Por sua vez,  o Presidente da Associação dos Pais e Encarregados de Educação, Abu Injai recomendou aos estudantes para procurarem conhecer melhor os heróis nacionais e os seus feitos.

Injai realçou que  Aerolino Lopes  da  Cruz, cujo nome foi dado à rua reabilitada  foi  um professor combatente da Liberdade da Pátria que perdeu a sua vida quando estava a tentar salvar os seus estudantes.

Este responsável apelou ao governo a negociar com os sindicatos para pôr fim a greve no sector e aconselhou à União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG)  a ser mais flexível nas negociações, uma vez que “não se pode resolver todos os problemas numa só vez”.

O sector de ensino cumpre uma greve de 30 dias iniciada a 01 de Março.

Os professores reivindicam, entre outras , o pagamento de salários atrasados à certas categorias de professores.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário