quinta-feira, 8 de julho de 2021


Covid-19/
“A Guiné-Bissau está a viver a 3ª vaga da Covid-19 como outros países africanos”, diz Amadu Buaró

Bissau, 08 jul 21 (ANG) – O representante da Organização Mundial de Saúde no ato da doação de máscaras nas escolas pela Rotary Club de Bissau, Amadu Buaró afirmou que o país está a viver a 3ª vaga da pandemia como  outros países africanos.

Buaró fez esta declaração quarta-feira, na Escola Emílio Gomes, no 2º dia de campanha sobre uso de máscaras  promovida pela Rotary Club de Bissau, acrescentando que os casos estão a aumentar a cada dia no país.

Aconselhou aos guineenses a cumprirem com as orientações sanitárias de lavar as mãos sempre com água e sabão, manter a distãncia, uso de máscaras e evitar aglomeração.

Amadu Buaró garantiu ainda que a OMS vai continuar a apoiar esses tipos de iniciativas  para que esta vaga não fizesse mais danos na vida da população guineense tal como  ja está a acontecer   noutros países.

Pediu aos alunos para continuarem  a sensibilizar os seus pais e aos colegas dos bairros para poderem juntos vencer esta pandemia.

Segundo Agostinho Sadja Mané, que representou a Rotary Club de Bissau no ato, as máscaras só podem ter o valor quando são utilizadas corretamente,.

Mané  pediu aos  alunos a serem portadores dos valores deste objeto na prevenção da Covid-19.

Para a Presidente da organização “Djissilin”, que suporta a referida escola, Munira Jawad Ribeiro, a escola sempre jogou um papel importante na prevenção das doenças, nomeadamete a SIDA.

“Temos uma base de dados muito grande de dessiminação e informação sobre SIDA. Naquele tempo em que se falava mais da SIDA que até hoje existe, éramos uma corrente elétrica onde formamos os alunos e os seus encarregados de educação sobre a matéria, para poderem ir transmitir os outros nos bairros em que estão”, revelou Jawad, acrescentando que o gesto da Rotary veio só complementar os trabalhos que sempre andam a fazer.

Jauad chamou a atenção aos alunos de que a pandemia  ainda não terminou, afirmando que é melhor preparar aqueles que já estão com algum apetrecho científico para que possam dissiminar melhor os problemas que o país está a enfrentar em relação ao novo coronavírus.

O Presidente da Associação dos alunos da escola, Mamadu Sadjo Mendes agradeceu a Rotary  por ter escolhido a sua escola, e prometeu que os alunos vão fazer tudo  para que a finalidade da campanha seja atingida, o que para ele, passa pelo uso correto das máscaras, e o cumprimento de outras orientações sanitárias para o cambate a Covid-19.

Rotary Club Internacional é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que vêem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. ANG/DMG//ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário