segunda-feira, 5 de julho de 2021


Desporto-Kickboxing
/Coordenador da Academia pretende levar a pratica da modalidade  à todas as regiões  do país

Bissau 05 Jul 21 (ANG) – O Coordenador desportivo da Academia de Kickboxing  da Guiné-Bissau revelou hoje que uma das suas ambições é  levar esta actividade que diz ser vital para a saúde humana à todas as regiões do país.

Augusto Nascimento Lopes falava em entrevista exclusiva a ANG sobre os objectivos da criação da referida Academia.

Disse  que, tal como as outtras odalidades, é chegado o momento da dar  a oportunidade à camada juvenil para  a  praticarem, frisando que no país já existe Boxe, Judo e Taikondo e que agora entrou uma nova disciplina que se chama Kickboxing, que, apesar de ter já seus  praticantes, nunca existiu uma Academia da modalidade  na Guiné-Bissau .

“A minha ambição é  dar oportunidade aos mais jovens guineenses, em cada região do país, nomeadamente em Gabú, Buba e Canchungo, para terem uma Academia onde terão acesso ao treinamento gratuito, na base de apoio e colaboração com o Ministério da Educação, permitindo que  as crianças e jovens escolham  entre a educação fisica e a prática de outros desportos”,referiu.

Adiantou que irão ensinar os jovens a praticar o boxe ou Kickboxing.

Segundo Nascimento Lopes, a Academia de Kickboxing da Guiné-Bissau foi criada em 2020, e funcionava na zona de Coqueiro, na casa de um amigo, mas   que agora, com a ajuda da administração da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), funciona num espaço junto a sede da UNTG.

O coordenador da Academia de Kickboxing da Guiné-Bissau disse que contam actualmente com 25 alunos, tendo lamentado a falta da participação feminina, o que segundo ele, vêem essas modalidades como violentas.

 Por isso, Augusto Lopes convida as jovens para se inscreverem uma vez que lecionam  outras disciplinas como Taibo que permite perder calorias no corpo.

Disse  que o Kickboxing tem três níveis e entre eles existe a mais leve que as meninas podem muito bem práticar com contactos muito ligeiros  ao contrarios dos outros dois que são mais pesados.

“Este desporto deve ser práticado no minimo três vezes por semana e em cada três ou seis meses são feitos testes ou demostração. Mas como no país não existe ringues para fazer jogos desportivos torna complicado e limita o nosso trabalho”, disse.

O coordenador da Academia de Kickboxing disse que, apesar de ter feito pedido paraa utilização dos tapetes das Federações de Judo e Taikondo até agora não recebeu uma resposta.

Disse esperar que, num futuro não muito longe, esteja esssa situação ultrapassada.

Questionado sobre onde aprendeu o desporto em causa e que quer massificar  no país, Augusto Nascimento Lopes afirmou  que  passou a sua infância na Federação da Rússia onde teve opurtunidade de aprender boxe e kickboxing, e entendeu que deve aplicar os seus conhecimentos sobre esse desporto na sua terra Natal.

O Kickboxing é um desporto que veio de boxe inglés e  mistura um pouco de Taikondo, Caraté ou seja os seus praticantes usam braços e pés ao mesmo tempo nas competições. ANG/MSC/ÂC//SG

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário