quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Dia Internacional da Juventude/ Jovens guineenses reclamam um espaço  para manifestação dos seus conhecimentos

Bissau, 12 Ago 21 (ANG) – A juventude guineense reclama por um espaço para manifestação dos seus conhecimentos e dificuldades, pelo menos é o que a maioria dos jovens, esta quinta-feira, ouvida pela ANG defende.

A preocupação dos jovens foi conhecida durante uma auscultação feita pela repórter da ANG a margem da  cerimónia de celebração do Dia Internacional da Juventude, organizada pelo Conselho Nacional da Juventude ( CNJ).

Durante a auscultação, Bacari Sambu, em representação da ONG Ianda Guiné Djuntu, disse que tem grande espectativa para o dia hoje por ser a primeira vez que participa num encontro da juventude do género.

Disse esperar que  os jovens saibam hoje quais são os seus direitos e deveres.

ʺGostaria de pedir os nossos governantes para dar oportunidades aos jovens porque a falta de oportunidade tem feito aos jovens perder talentos.Nós os jovens queremos ter um espaço onde manifestar as nossas dificuldades e nossos conhecimentos”, disse.

Para Bacari Sambu, o sofrimento dos jovens guineenses é grande devidoa falta de  oportunidade. Exemplifica  que há muitos jovens sentados em casa com seus diplomas por falta de emprego.

Apela ao Governo no sentido de olharpara  os jovens, referindo-se que eles não são futuros mas  sim presentes, “porque  eles é que têm a força para liderar o país”.

Segunda Bulame Indami, em representação da Juventude Africana Amilcar Cabral (JAAC), disse que o dia de hoje valeu a pena, por ser de  profunda reflexão sobre os  jovens, numa altura em que a juventude guineense, diz segunda, está a enfrentar diferentes   lutas para sua própria sobrevivência.

Bulame Indami disse, contudo, acreditar no futuro da juventude guineense, porque ela e os colegas, apesar das dificuldades que enfrentam continuam a buscar o que o Estado lhes deve: a educação e a saúde,entre outras necessidades.

Realçou que hoje muitos jovens acabam sendo empreendedores para poderem sustentar os seus estudos e que, daqui há alguns anos, vão poder  atingir alguns passos traçados para o  futuro.

ʺEm particular, quero dizer as meninas para se  empenharem mais, e não aguardar pela  oportunidade, proque devem ir ao encontro para conquistar os nossos   espaços. Somos capazes”, salientou.

Abubacar Demba Camará, Presidente do Conselho de Juventude de Oio perspectiva que o dia 12 Agosto,  seja dia de reflexão sobre a escola que não há, a saúde também... por causa de greves.

Ainda perspectiva que este dia seja visto como de alertar aos governantes e dirigentes sobre a necessidade de pensarem na juventude.

O Dia Internacional da Juventude que hoje se celebra é assinalado com várias actividades, académicas, políticas e de reflexão sobre o estado da juventude guineense, numa realização conjunta entre o Conselho Nacional da Juventude e várias outras organizações juvenís. ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário