quinta-feira, 18 de maio de 2023


Legislativas antecipadas
/LGDH diz registar com bastante inquietação mais uma intervenção “deplorável” das Forças de Ordem contra o líder do PAIGC

Bissau,18 Mai 23(ANG) – A Liga Guineense dos Direitos Humanos(LGDH), diz em comunicado registar com bastante inquietação, mais uma intervenção que qualifica de “deplorável, antidemocrática e antirepublicana”, das Forças de segurança, contra o líder do PAIGC e da coligação PAI Terra Ranka, Domingos Simões Pereira.

Domingos Simões Pereira e uma multidão de apoiantes que o foram receber no aeroporto de Bissau, no seu regresso ao país, na terça-feira, foi impedido por forças da ordem da passar, na Chapa de Bissau, com destino a sede do PAIGC e da Coligação PAI-Terra Ranka.

Mesmo em direção à sua residência a comitiva foi de novo impedida, em QG, de prosseguir a sua caminhada por outro grupo das Forças da Ordem.

No comunicado à que a ANG teve acesso hoje, a LGDH sustenta que, em democracia, as liberdades de reunião, manifestação, circulação e de expressão tanto dos candidatos como dos cidadãos constituem a essência de qualquer processo eleitoral.

Diz que  as restrições “arbitrárias e infundadas”, representam um desvirtuamento do pleito eleitoral e, consequentemente, uma deturpação da vontade popular.

A organização de defesa dos Direitos Humanos convida ao governo envidar todos os esforços necessários, para garantir um ambiente favorável a participação ativa dos cidadãos, dos partidos e coligações, dando tratamento igual à todos os concorrentes, independentemente de serem da oposição ou do arco do poder.

A LGDH exige das Forças de Segurança, uma postura republicana, garantindo a segurança e a ordem pública antes, durante e depois das eleições, assegurando a participação livre e igual de todos os atores.

Instou ainda as Forças de Ordem a adequarem as suas atuações aos ditames da lei, e não às vontades dos indivíduos, frisando que caso contrário, estão a pôr em crise os princípios da imparcialidade, transparência e neutralidade a que estão adstritas sobretudo no processo eleitoral. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário