terça-feira, 6 de agosto de 2024

Saúde/Enda Santé capacita elementos das organizações comunitárias para melhor resposta ao VIH/Sida e outras doenças

Bissau, 06 Ago 24 (ANG) - O Diretor Nacional da Enda Santé Guiné-Bissau,Mamadu Aliu Djaló advertiu hoje que   a infeção de VIH/Sida é muito alta e  que hoje existem grupos com prevalência de hipatites 3 vezes mais que VIH/Sida, sendo a hepatite a doença que mais mata atualmente.

Mamadú  Djaló falava hoje á imprensa após a abertura de Ateliê de Formação de Organizações Comunitárias sobre a Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST), VIH, Hepatites Virais, Saúde Repordutiva (SR) e Direitos  Humanos" ,que decorre de 06 à 08 do mês corrente, em Bissau. 

 "Estamos num país, onde é estimado que  3 à  4 por cento de população tem a prevalência de VIH/ Sida e em que o serviço de Banco de Sangue não funciona como deve ser”, salientou.

Aquele responsável disse que, os dados de 2014 mostram que quase 90 por cento de dadores de sangue são famíliares e que muitas das vezes são chamadas com urgência e são prestados testes rápidos que não podem garantir que a pessoa é 100 por cento negativo,  porque não cumpriu com aquele período de controle de qualidade.

“Estes sangues acabam por ser transfundidos e dados de Banco Sangue nos mostram que a prevalência de pessoas com VIH/Sida nos dadores de sangue são três por cento, assim como existem muitas grávidas infetadas que não estão em tratamento, e com risco  de transmitir para seus filhos, " disse. 

O diretor nacional da Enda Santé Guiné-Bissau defendeu que, se não for melhorada a comunicação para se previnir de novas infeções dificilmente poder-se-á  se pensar na eliminação de VIH/Sida, “porque existem vários outros riscos de novas  infeções.

Disse que a  formação visa o  reforço das capacidades das organizações de base comunitárias para que possam contribuir na melhoria de resposta à VIH/Sida.

Disse que, este ano, está prevista a formação de mais  de 1500 pessoas, nomeadamente técnicos de saúde, atores de sociedade civil e vários outros atores, sobre temáticas relacionadas ao VIH/Sida, Hepatites virais entre outras.

ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário