quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Economia e finanças



Bissau,12 Set 18(ANG) – A Comissão da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), promoveu terça-feira  um encontro de  sensibilização das  instituições sobre como conseguir os fundos da união para seus financiamentos, com o objectivo de atrair r os bancos e empresas que actuam no mercado financeiro.

Na abertura do encontro, o primeiro-ministro Aristides Gomes afirmou que o encontro visa a sensibilização das empresas, os bancos, seguros e todos que atuam no mercado financeiro sobre o sistema financeiro da UEMOA para que possam se apropriar das poupanças que oferece tendo em conta que pode ajudar a financiar a economia nacional, não só as instituições financeiras públicas mais também as privadas”.

Por outro lado, sublinhou que a falta de relacionamento com a instituição bancaria da sub-região “é um déficit para a economia nacional”.

“Há coisas que nós ainda desconhecemos, nosso público desconhece, as empresas públicas e privadas, os bancos desconhecem. Esta falta de relacionamento é um défice para a nossa economia para luta contra a pobreza e o desenvolvimento”, sublinhou.

O Presidente do Conselho Regional da UEMOA, Mamadou Ndiaye, disse que “daqui ao final de ano mais  empresas poderão ser selecionadas para beneficiar de financiamentos”,  e encorajou as pequenas e médias empresas a se aproximarem do conselho regional para terem oportunidades.

Segundo o Presidente do Conselho, os orçamentos dos 8 países da união são de  20 mil bilhões de francos enquanto que o montante de emissões do mercado primário é de 1.396 bilhões.

O encontro juntou empresários, estudantes universitários e instituições financeiras. ANG/Rádio Sol Mansi


Sem comentários:

Enviar um comentário