terça-feira, 17 de maio de 2022

 Eleições antecipadas/Presidente em exercício da CNE diz que a instituição está preparada em termos de recursos humanos

Bissau, 17 Mai 22 (ANG) – O Presidente em exercício da Comissão Nacional das Eleições (CNE) afirmou que a instituição, em termos de recursos humanos, está preparada para realizar  eleições antecipadas previstas para Dezembro, e que cabe ao Governo a mobilização de fundos para o efeito.

Npabi Cabi que falava aos jornalistas após o encontro com o Presidente da República , segunda-feira, antes da dissolução da Assembleia Nacional Popular (ANP), acrescentou  que o recenseamento e atualização dos cadernos eleitorais são trabalhos do governo e que a CNE intervém apenas para fiscalizador o processo.

“Neste momento como os trabalhos preliminares devem estar em curso,mas não temos tantas informações sobre o que o governo está a fazer relativamente ao recenseamento”, disse Cabi.

Defendeu contudo a ideia de realização das eleições dentro de noventa dias conforme previsto na lei, sustentando que se o governo mobilizar fundos e meios à tempo as eleições poderão se realizar no tempo previsto porque a sua instituição está preparada em termos de  recursos humanos.

Ao responder a questão dos jornalistas sobre o início das chuvas e caso o Presidente vier  a dissolver o parlamento, o que acabou por acontecer, Npabi Cabi disse que é normal que assim  seja, justificando que, em cada ano de eleições a votação deverão ocorrer entre Outububro e Novembro.

 “Devido a natureza da Guiné-Bissau, mesmo querendo fazer as eleições no período da chuva seria muito difícil, não digo que é impossível, mas sim é muito difícil”, considerou Presidente em exercício da CNE.

O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló dissolveu segunda-feira o parlamento tendo marcado  eleições legislativas antecipadas para  18 de Dezembro do ano em curso.

ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário