sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Cazaquistão/Pista de míssil russo privilegiada na queda de avião da Azerbaijan Airlines

Bissau, 27 Dez 24 (ANG) - O voo da companhia Azerbaijan Airlines - que se despenhou no Cazaquistão quarta-feira, 26 de Dezembro - foi abatido por um sistema de defesa aérea russo, avança a agência France Press que cita fontes norte- americanas.


 A mesma informação está a ser avançada por vários órgãos de comunicação que citam fontes do Azerbaijão. O acidente fez pelo menos 38 mortos.  

A pista de um míssil russo está a ser privilegiada para explicar a queda de um avião da Azerbaijan Airlines que fez 38 mortos, ontem, no Cazaquistão, disse à agência AFP um responsável norte-americano, sob condição de anonimato. A mesma informação esta a ser avançada por vários órgãos de comunicação que cintam fontes do Azerbaijão.

A possibilidade de a aeronave, que transportava 67 pessoas, ter sido abatida por engano pela defesa antia-aérea russa também está a ser avançada, embora a hipótese não tenha sido oficialmente confirmada.

Todavia, citado pela agência de notícias Reuters, o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, garantiu que até à data, não existe qualquer explicação oficial para o acidente”, sublinhando porém que as autoridades “não podem confirmar, nem negar que as defesas aéreas russas tenham abatido um avião da Azerbaijan Airlines".

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse hoje que “seria inapropriado fazer suposições antes das conclusões da investigação”.

A Azerbaijan Airlines alegou inicialmente que o avião tinha sido atingido por um bando de pássaros, retirando mais tarde a informação. Porém, a mesma versão também foi mencionada na quarta-feira, 26 de Dezembro, pela agência russa de aviação civil (Rosaviatsia).

As autoridades do Cazaquistão, um aliado próximo da Rússia, também denunciaram a “especulação” e abriram um inquérito para as causas deste acidente. A investigação deverá ainda revelar por que razão a Rússia terá negado ao avião autorização para aterrar em qualquer um dos seus aeroportos, obrigando os pilotos a efectuar a travessia do Mar Cáspio com um avião danificado.

O avião Azerbaijan Airlines fazia a ligação entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da Chechênia. Mas caiu do outro lado do Mar Cáspio, perto do porto de Aktau, no oeste do Cazaquistão, localizado no extremo leste do seu destino original.

O ex-director do gabinete francês para a segurança da aviação civil, Jean-Paul Troadec, disse ao canal de televisão France 24 que a trajetória seguida pelo avião representa “uma grande incógnita”. 

A agência de aviação civil russa (Rosaviatsia) indicou na quarta-feira que “devido a uma situação de emergência a bordo do avião, o  comandante decidiu ir para outro campo de aviação – Aktau foi escolhido”. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário