segunda-feira, 23 de julho de 2018

Comunicação Social


Órgãos públicos convocam nova   greve para os dias 25 à 27 do corrente mês 

Bissau, 23 Jul 18 (ANG) - Os sindicatos de bases dos órgãos públicos de comunicação social convocaram para  os  dias 25 e 27 do corrente mês, a segunda vaga de greve com o objectivo de reivindicar os salários em atraso, aquisição de materiais de trabalho , entre outras.

A informação consta num pré-aviso de greve produzido pelos sindicatos de base da Agência de Notícias da Guiné, Jornal Nô Pintcha, Rádio Difusão Nacional e a Televisão da Guiné Bissau em colaboração com o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social, entregue  ao patronato no dia 19 do corrente mês. 

“Os órgãos de comunicação social do Estado continuam com enormes dificuldades de vária ordem desde falta de materiais, interferência do poder político na gestão dos conteúdos de informações, factos estes que acabam por pôr em causa o cumprimento das missões dos mesmos”, refere o documento.

De acordo com o documento, nas revindicações feitas pelos órgãos públicos da comunicação social em 2017, o governo comprometeu fornecer  materiais básicos aos órgãos  até o final do referido ano, promessa que não foi cumprida na integra.

No documento os órgãos de comunicação social público exigem igualmente instalação da rede de internet na Agência de Notícias da Guiné e seu pagamento mensal, assinatura de contrato de prestação de serviço público com a Televisão da Guiné Bissau, pagamento de dívidas aos funcionários de Rádio Difusão Nacional no valor de 97 milhões e 553 mil francos CFA, aquisição de 02 viaturas de transporte pessoal para ANG e Jornal Nô Pintcha.

Enlegaç_________________________________________________________________________________________________________________________tretanto, a equipa negocial do Ministério da Comunicação Social e a direcção do Sindicato Nacional de Jornalistas  e Técnicos da Comunicação Social estiveram hoje reunidas em busca de uma solução para as reivindicações dos comités sindicais de base.

 As partes acordaram prosseguir terça-feira o encontro com análises dos pontos ainda por cumprir relacionados ao caderno reivindicativo apresentado no ano passado cuja parte já tinha sido cumprida no ano passado.

Ainda se acordou na reunião que seja apresentado um caderno reivindicativo sobre os 12 novos pontos agora objecto de reivindicação,  que não constaram no caderno reivindicativo do ano passado. 

ANG/AALS/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário