terça-feira, 31 de julho de 2018

Saúde


Mundo celebra quarta-feira Mês de Amamentação sob lema” Amamentação Alicerce da Vida”

Bissau,31 jul 18 (ANG) – O mundo celebra na quarta-feira o Mês de Amamentação que se assinala de 01 a 31 de agosto sob o lema: ”Amamentação, Alicerce de Vida.

Na Guiné-Bissau o ato central da efeméride vai decorrer no sector de Mansabá, região de Oio, numa cerimónia a ser presidida pela Ministra da Saúde Pública, Família e Coesão Social.

Para anteceder a data, a Diretora de Serviços de Alimentação, Nutrição e Sobrevivência da Criança manteve hoje um encontro com a imprensa no qual_________________________________________________________________________________________________________________________ anunciou  quatro objetivos à atingir no âmbito do Mês Mundial de Amamentação, nomeadamente, informar, ancorar, envolver e estimular a prática de amamentação.

Ivone Meneses Moreira explicou que cada objetivo tem a sua meta, acrescentando que, com o primeiro -  a informação, pretende-se transmitir ao público-alvo a importância da amamentação como alicerce da vida.

“Uma criança que não for amamentada torna-se frágil e vulnerável a qualquer doença”, salientou.

Ivone Moreira explicou que foi nesta perspectiva que pretendem sensibilizar os jornalistas, promotores de saúde, parlamentares, entre outros, de forma a mostrar-lhes as vantagens e desvantagens da amamentação.

Aquela responsável disse que o segundo objetivo que é de ancorar, tem a ver com o alicercear das bases de amamentação, e que o terceiro objetivo -  envolver os responsáveis máximos de todos os departamentos estatais num debate em que irão abordar a problemática de amamentação.

Através dos quarto objetivos , segundo Ivone Moreira, vai ser desenvolvidas campanhas de preparação  das mães  em diferentes regiões do país e hospitais ensinando-lhes  as técnicas de sensibilização sobre a importância da amamentação.

“Queremos instituir o mais tardar até o final de dezembro do ano em curso, a iniciativa denominada “Hospitais Amigos das Crianças”, e que integra os Hospitais que estão a seguir os critérios de amamentação exigidos universalmente”, informou.

Perguntada  qual é a taxa de abandono de amamentação no país, Ivone Meneses Moreira disse que, com base em estudos realizados em 2014,  dentre as 96 por cento das mães amamentadoras em todo o país , 56 por cento amamentam num período de seis meses.

 ANG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário