quarta-feira, 18 de julho de 2018

Ensino


Escolas públicas  retomam em pleno suas actividades

Bissau, 18 Jul 18(ANG) – As escolas públicas retomaram  em pleno as suas actividades depois de uma paralisação de cinco dias úteis decretada pelo Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF).

São os casos dos  liceus Doutor Agostinho Neto, Rui Barcelos da Cunha e Kwame N´krumah segundo constatação feita hoje pela repórter  da ANG.

De acordo com uma fonte da direção do liceu Agostinho Neto as avaliações continuas já terminaram naquela escola e os professores e alunos estão a espera da data marcada para as provas globais que serão realizadas a partir do dia 23 do mês em curso.

Entretanto a direção do liceu Kwame N´krumah reuniu com os professores esta manha sobre as realizações das provas  globais que se avizinha.

Em declarações à ANG no período da  greve, o diretor do liceu Agostinho Neto, Samuel Fernando Mango tinha afirmado  que os dias lectivos perdidos seriam dificeis de compensar.

O governo e o Sinaprof chegaram a um acordo para o pagamentos de dois meses de salários devidos aos professores de novo ingresso, razão pela qual o sindicato decidiu não avançar com uma nova greve.

Quanto a outra reivindicação dos professores referente a aplicação da Carreira Docente, aguarda-se que os regulamentos da Carreira Docente sejam aprovados em Conselho de Ministros, para começar a ser aplicada.  

ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário