segunda-feira, 30 de julho de 2018

Mali



Eleições decorridas na normalidade
Bissau, 30 jul 18 (ANG) - Mais de oito milhões de malianos foram no domingo às urnas para eleger o seu novo presidente  entre 24 candidatos, dos quais 23 homens e uma mulhar.
O Presidente vigente, Ibrahim Boubacar Keita(IBK) beneficiava antes do escrutínio das melhores intenções de voto,mas os analistas consideram que a instabilidade política e o terrorismo que tem assolado o país  fragiliza a sua posição.
Carlos Alberto Martins,cidadão português residente em Bamako,declarou a RFI que o escrutínio decorreu na normalidade não obstante rumores segundo os quais ,a oposição não aceitará uma vitória de IBK, na primeira volta.
Em 2013 Ibrahim Boubacar Keita foi eleito com 77.6 por cento, mas cinco ano depois do seu mandato, ele revolou-se incapaz de procurar as soluções aos problemas que afectam o Mali.
O país da África ocidental enfrenta dificuldadeds para restabelecer a paz e solucionar os problemas de insegurança.
IBK, como é conhecido no seu país, defendeu o balanço da sua governação, destacando o facto de ter assinado em 2015 um acordo de paz de Argel com os rebeldes operando no norte, de forma a lutar contra o jiadismo.Todavia, não obstante a presença de 15.000 capacetes azuis e de 4.500 militares, bem como a anunciada força anti-terrorista do G5-Sael, a violência persiste no país.
Os malianos continuam a ser vítimas do terrorismo e de tensões étnicas. De acordo com estatísticas das Nações Unidas, mais de 300 pessoas morrerram no corrente ano, em confrontos inter-étnicos. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário