sexta-feira, 6 de julho de 2018

Reforço de capacidades


Rádio Sol Mansi assina acordo com UCCLA para formação de jornalistas

Bissau, 06 Jul 18 (ANG) – A Rádio católica, “Sol Mansi” assinou quinta-feira, em Bissau, um acordo de parceria com a União das Cidades  Capitais de Língua Portuguesa(UCCLA)  para  a capacitação de jornalistas desta estação emissora.

Após o acto de assinatura do acordo, o Director-geral da Rádio Sol Mansi Casimiro Jorge Cajucam disse que a parceria vai permitir a rádio materializar os seus objectivos que é de formar sempre os jornalistas para poderem fazer face aos desafios da profissão. 

"Desafio de lutar por uma informação baseada na verdade. lutar para uma formação da consciência moral dos guineenses, porque só tendo jornalistas capacitados e formados é que podemos fazer programas capazes de tocar o coração dos guineenses no combate de flagelos como narcotráfico, a cultura de violência, entre outros”, assegurou. 

O Secretário-geral da UCCLA, Víctor Ramalho disse esperar que o acordo possibilite que todos os anos os jornalistas vão para Lisboa a fim de beneficiarem de  formação profissional.

"Para isso,  concedemos instalações para o efeito, ainda a um nível limitado, além de alojamento e transportes na cidade de Lisboa", revelou. 

Víctor Ramalho considera de positivo a assinatura do acordo, “porque vai facilitar  a UCCLA na divulgação de várias actividades  no país”.

"Além de protocolos assinados com o governo de Biombo e Câmara Municipal de Bissau, temos um projecto que está em execução com a Galp, e ambos os projectos têm o apoio financeiro da União Europeia e destinam-se a sensibilização das populações para que haja a substituição da utilização do carvão, que é muito nefasta  para o ambiente e para as próprias pessoas, por uma energia limpa neste caso, o gás natural", disse. 

Ramalho disse que a sua organização está a fazer o levantamento dos destinatários dos quais serão entregue cerca de 25 mil kites, ou seja  de pequenos fogões com botijas de gás.

Acrescentou  que a UCCLA tem em curso um projecto de apicultura, através do qual vão ser formados os empresários apicultores da Região de Gabu.

ANG/DMG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário