quarta-feira, 4 de maio de 2022

Vº Congresso UNTG/Candidato Laureano Costa acusa a Comissão Organizadora de estar com rostos virados à candidatura de Júlio Mendonça

Bissau, 04 Mai 22 (ANG) – O candidato ao cargo de  Secretário Geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), acusou hoje a Comissão Organizadora do Vº Congresso da referida organização, de estar a favorecer o candidato cessante Júlio Mendonça.

Laureano Costa que falava à imprensa no acto de lançamento da sua candidatura para o mais alto cargo de Central Sindical UNTG, disse que a Comissão Organizadora do evento, marcado para o dia 10 de mês em curso, tem marcado reuniões secretas com o Secretário-geral Cessante.

Acrescentou  que a mesma Comissão Organizadora atribuiu maior número de delegados aos sindicatos próximos ao candidato Julio Mendonça, em detrimento dos sindicatos que acreditaram no seu projecto,que beneficiaram de menor número de delegados.

“Queremos deixar claro à Comissão Organizadora, que estamos acompanhar de perto todas as manobras que estão tentando fazer neste preciso momento, para facilitar a candidatura de Júlio Mendonça. Pertencemos todos a mesma casa, por isso queremos que tudo corra na base de tranquilidade e honestidade, porque, caso contrásrio, a nossa candidatura não vai reconhecer nenhum resultado fabricado e que não veio de vontade dos delegados”, disse Laureano Costa.

O candidato as funções de SG da UNTG concorre sob o lema: “Lutar para Construir a Dignidade da Classe Trabalhadora”.

“Sendo assim, o meu foco será virado ao aumento de salário na Função Pública, onde  o salário mínimo para todos os operários tanto servidores de Estado, assim como privados, passarão a receber 117 mil fca”, prometeu.

Laureano prometeu  que vai emepenhar-se no combater às injustiças e desigualidades,que vai  exigir justiça na distribuição da riqueza e valorizar o impacto do aumento dos rendimentos e do crescimento do emprego na vida dos trabalhadores.

“Uma das razões que obriga a inflação dos produtos de primeira necessidades no mercado, e outros problemas que também afectam a sociedade em geral, tem a ver com o abandono do Fórum de Concertação que envolve o Governo, Central Sindical e os Comerciantes. Neste fórum, as três entidades discutiam ao ponto de tentarem se entender, a fim de evitar qualquer prejuízo que possa por em causa o dia-à-dia dos trabalhadores guineenses” referiu o sindicalista.

A outra prioridade  de Laureano, caso ganhar as eleições, é reativar o referido fórum, para que a Central Sindical e o patronato, assim como outros parceiros possam reunir, de vez em quando, para evitar qualquer situação que possa prejudicar a classe e a sociedade guineense nos aspectos comerciais.

Em resposta as acusações feitas pelo candidato Laureano Costa, a Vice-Presidente da Comissão Organizadora do Vº Congesso da UNTG, Maria Oliveira Ferrage de Brito e assim como o candidato Cessante Júlio Mendonça disseram que tudo que o candidato revelou não coresponde, minimamente, a verdade.

Segundo Júlio Mendonça, o candidato Laureano devia  demonstrar aos seus associados o que pretende fazer para a defesa dos trabalhadores, e não fazer “acusações infundadas” contra a sua pessoa e a Comissão Organizadora do Vº congresso.

Maria Ferrage de Brito disse que a Comissão Organizadora está a trabalhar na base de legalidade e nega que esteja a apoiar o candidato Mendonça.

Laudelino Costa, concorre pela segunda vez ao cargo de Secretário Geral da UNTG, no  congresso que irá juntar 251 delegados, e que terá lugar no próximo dia 10 do mês em curso.ANG/LLA/ÂC//SG   

Sem comentários:

Enviar um comentário