sexta-feira, 1 de julho de 2022

Fórum Urbano Mundial/“Problemáticas habitacionais e carência de infraestruturas impedem o país de atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveldiz Nuno Nabiam

Bissau, 01 Jul 22 (ANG) – O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam  disse quinta-feira  na Polónia que as problemáticas habitacionais e carência das infraestruturas para facilitar  a mobilidade urbana impedem o país de atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS).

Segundo o Gabinete de Imprensa do Primeiro-ministro, que enviou o texto/discurso à ANG, Nabiam intervia  perante a plenária do 11º  Fórum Urbano Munidal, que decorreu de 26 à 30 Junho, na cidade de Katowice, (Polónia), sob o lema “transformando as nossas cidades para um futuro melhor

De acordo com o  chefe do Governo guineense, a pressão demográfica sobre Bissau tem sido o maior problema, a par da  ocupação do solo sem o devido planeamento urbano, ocupação de zonas húmidas e rurais sem  prevenção e infraestruturas adequadas, falta de equipamentos públicos e urbanos e a falta de plano diretor de cidades, de Política Nacional Urbana e de Habitação e de outras ferramentas legais.

Nabiam ainda acrescentou à este conjunto de problemas,  a  falta de capacidade operacional  que diz que, muitas das vezes, deixa à margem,  desafios e  metas que se pretende atingir.  “Se não, o país  estaria, de certeza, a mitigar o sofrimento dos habitantes nas cidades e a cumprir com os objectivos da Nova Agenda Urbana”, considerou.

Para Nabiam,  o lema " Transformando as nossas cidades para um futuro urbano melhor" deve ser uma alavanca de oportunidades para que todos, de alguma forma, possam viver uma luz da sua realidade.

“Temos a consciência plena que somos os que podem sofrer mais com os efeitos nefastos da alteração climática, com a subida do nível do mar, a falta de moradias. Por isso, queremos neste processo de urbanização, usufruir de todos os canais, tanto no âmbito da troca de experiências, assim como na formação do pessoal especializado e no financiamento de projectos”, frisou.

O evento que agora finda, segundo Nuno Nabiam convida a todos para uma  reflexão  sobre as questões urbanas, e sublinha que estas reflexões devem ser usadas para  permitir, não só melhorar os hábitos, mas principalmente, para vencer uma etapa significativa na preservação da natureza,  sustentabilidade e resiliência urbana.

O Primeiro-ministro  reafirmou o engajamento do Governo guineense, através do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, no comprometimento com a Nova Agenda Urbana.

Afirmou que o evento vem lhes alertar e ensinar que precisam de apoio de programas como as da ONU-HABITAT, para a compreensão da melhor forma de ser resiliente.

Nosso objetivo como governante é trabalhar, afincadamente, para eliminar a probreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, promover equilíbrio ao desenvolvimento entre os setores, de tal forma que possamos ter um país equilibrado”, reiterou.

Nabiam prometeu  estudar propostas que sirvam de quadro para um desenvolvimento urbano inclusivo, resiliente e sustentável do país.

“É neste quadro, enquanto Governo da Guiné-Bissau, reafirmo fazer tudo para alcançar os objetivos preconizados”, prometeu.


Pediu  à
todos os Governos ou seus representantes, empresas públicas e privadas, instituições de pesquisa, para  ajudarem a reverter o quadro deficitário global, fazendo da parceria com a ONU-HABITAT o momento de juntar as sinergias. ANG/LPG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário