quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

 

Caso mercado central/Ministro da Administração Territorial anuncia novo acordo para  reinstalação das mulheres peixeiras



Bissau,11 Jan 23(ANG) - O ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes acaba de anunciar novo preço para a reinstalação das mulheres peixeiras no novo mercado central de Bissau, reinaugurado à 26 dezembro do ano passado.

As mesmas, segundo Gomes, devem agora pagar  09 mil francos cfa por metro quadrado em vez dos 35 mil francos cfa anteriormente esteabelecidos pela empresa que gere o mercado.

 “As mulheres que lá trabalham muitas são viúvas ou mães solteiras, que têm um agregado familiar enorme. É graças à essas atividades que elas conseguem sustentar os filhos”, disse Gomes, acrescentando que,  ignorar esse aspeto seria fugir da responsabilidade de prossecução do fim social.

Fernando Gomes que falava, segunda-feira, à imprensa sobre  o andamento do processo de recenseamento em curso e  seu início na diáspora , confirmou que o preço inicial fixado pela empresa gestora do mercado era de 35 mil francos CFA por metro quadrado, mas que depois de várias negociações, a empresa cedeu e fixou em 9 mil francos CFA para as mulheres e 25 mil francos CFA para os proprietários de outros cacifos.

Segundo o ministro, essa abertura da empresa apenas vai durar por dois meses, nesta fase de gestão que integra as associações do mercado central e dos retalhistas da Guiné-Bissau.

“Não foi um processo fácil, mas chegou-se à uma conclusão com essas duas entidades. O mercado tem outros aspetos sociais. As viúvas e mães solteiras são prioridade do governo e o preço fixado de 9 mil francos CFA não vai alterar, mesmo se depois dos dois meses de gestão conjunta a empresa chegar à conclusão que deve subir os preços, não haverá mexidas”, assegurou.

Em relação ao mercado de Bandim, Fernando Gomes anunciou que à partir do dia 10 de Janeiro, os passeios (da mãe de água ao Cristo Redentor) e do mercado central vão respirar de alívio da pressão dos vulgos “djilas” ambulantes e alertou que a retirada dos feirantes dos passeios não terá negociação nenhuma.

Gomes assegurou que a decisão já foi comunicada, com antecedência, às lideranças das organizações dos feirantes dos dois mercados da capital Bissau,  e diz que a medida prevê vender um metro dos passeios.

Questionado como vai resolver os problemas dos vendedores ambulantes que os agentes da Câmara Municipal cobram para vender nos passeios, Gomes prometeu resolver tudo “caso a caso”. ANG/odemocratagb

 

Sem comentários:

Enviar um comentário