quinta-feira, 13 de abril de 2023

Legislativa antecipada/Analista Diamantino Lopes diz acreditar no cumprimento da data de 4 de Junho

Bissau, 13 Abr 23 (ANG) - O analista político Diamantino Domingos Lopes diz acreditar na possibilidade de o governo cumprir com a data prevista, 04 de Junho  para realização das eleições legislativas antecipadas.

Domingos Lopes falava em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné sobre a  possibilidade de realização ou não das eleições legislativas no dia 04 de Julho de corrente ano.

“As etapas preliminares para o processo eleitoral estão praticamente concluídas. Porque, já  fizemos o recenseamento, já foi divulgado a lista de recenseados, muito embora existem situações de reclamações, mas neste momento está sendo feito as  correções como o habitual. Deste modo, acredito que será possível realizar eleições no dia 04 de Julho sim”, disse aquele analista político.

Acrescenta que o governo revelou ter financiado 70 por cento do processo eleitoral, mas que necessita de um apoio de 30 por cento para complementar o défice mas sustenta que esse défice pode ser coberto com o apoio financeiro que o PNUD deve disponibilizar no quadro do acordo de apoio aos ciclos eleitorais, recentemente assinado com o Governo guineense.

O analista político admite que outros apoios ao processo eleitoral podem chegar  de Portugal que habitualmente fornece boletins de voto, cabines, tinta indelével e outros materiais indispensáveis a votação.

“Penso que este será uma das eleições que terá mais pessoas, porque o número dos recenseados superou largamente a expectativa e tudo isso mostra que o povo está interessado no processo eleitoral e que por isso, aceita o apelo a participação massiva no recenseamento, de modo a poder cumprir o seu dever de voto”, disse.

Lopes lançou um apelo aos guineenses em geral no sentido de cada um fazer a sua parte com a finalidade de ter uma sociedade mais dinâmica e mais eficiente.

O analista político afirmou que, na realidade, alguns partidos políticos estão reticentes face ao cumprimento da data marcada, mas que é possível realizar as eleições legislativas no  dia 04 de Junho sim.

As eleições legislativas antecipadas, convocadas na sequência da dissolução do parlamento em maio passado estão previstas para 04 de Junho, em plena época chuvosa, período em que muitas vias rodoviárias se tornam intransitáveis, razão pela qual muitas franjas da sociedade guineense se duvidam do cumprimento do calendário eleitoral quanto a segunda convocação das legislativas antecipadas.  ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário