terça-feira, 23 de junho de 2026

Regiões/Administrator de Quebo elege Saneamento Básico como uma das prioridades do seu mandato

Quebo, 23 Jun 26 (ANG) – O administrador de setor de Quebo, Região de Tombali, sul do país, reiterou segunda-feira, que o Saneamento Básico daquela localidade é uma das prioridades da sua administração .

Bubacar Baldé que falava ao  colaborador da ANG no sector de Empada,  disse que depois de ter tomado posse constatou  muita desorganização, começando com muito lixo na cidade inclusive no Mercado local, razão pela qual decidiu criar uma comissão para realização de limpeza semanal do mercado envolvendo jovens.

Baldé falou das dificuldades encontradas na remoção de lixos, devido a falta de meios de transportes uma vez que a administração não tem viatura, frisando que trabalham com viaturas emprestadas por terceiros com as quais mobilizam  os jovens para, em conjunto, limparem o mercado e não só.

“As pessoas devem saber que a limp
eza dá a saúde e evita contracção de doenças. É por isso que devemos limpar o mercado porque é um lugar onde todos vão e podem contrair vírus que podem levar para as suas casas”, disse.

Falando de realizações, Bubacar Baldé destacou  a retirada da Paragem de viaturas de transporte misto  (Candongas) que estavam próximas à administração e que complicavam o seu funcionamento normal.

Sobre trabalhos em curso, o administrador de Quebo apontou  a construção de um talho , com fundos próprios.

 Instando a pronunciar sobre as dificuldades administrativas que enfrenta, Baldé disse que são enormes, e destacou  a falta de computadores, frisando que,  atualmente a exigência e dinâmica do mundo obriga a qualquer instituição ter materiais informáticos.

Baldé disse  que a administração dispõe apenas de um computador adquirido por meios próprios e lamenta não dispor de meios de transporte para exercício das suas funções.

Bubacar Baldé apela a  população de Quebo para apostar na diversificação da agricultura para não depender da  castanha de caju.

Aos jovens dirigiu o conselho para abandono de  práticas de roubo e  outros vícios que lhes impedem de se dedicarem a preparação de um futuro melhor.

ANG/AD/ÂC//SG

Sociedade/ INE prolonga recenseamento e dados preliminares apontam para registo de mais de 2,2 milhões de habitantes na Guiné-Bissau

Bissau, 23 Jun 26 (ANG) - O Instituto Nacional de Estatística (INE) prolongou para até 26 de Junho , o período de realização do IV Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-4), inicialmente previsto para decorrer entre 1 e 21 de Junho.

O aumento de mais dias de recenseamento visa concluir o registo de  agregados familiares que ainda não se recensearam.

O anúncio foi feito segunda-feira em Bissau, durante uma conferência de imprensa em que foram apresentados novos dados provisórios da operação.

Segundo os dados divulgados pelo Diretor-técnico do INE,Donato Pereira,que cita dados recolhidos até 22 de Junho, o número da população da Guiné-Bissau já atingiu  os  2.213.173 habitantes.

Na ocasião, o presidente do INE, Roberto Vieira afirmou que os trabalhos de recenseamento já alcançaram todo o território nacional, classificando a operação como um passo fundamental para a obtenção de dados fiáveis sobre a população guineense.

Apesar dos avanços, os responsáveis reconheceram que ainda existem cidadãos por recensear. Por essa razão, equipas de recenseadores e controladores permanecerão no terreno para concluir a recolha, corrigir falhas identificadas em algumas localidades e validar os dados obtidos.

O conselheiro técnico principal do Instituto Nacional de Estatística, Luciano Tavares Duarte apelou a colaboração da população, sublinhando que a qualidade dos resultados depende da participação de todos os cidadãos.

Segundo explicou, a recusa em fornecer informações pode comprometer a precisão das estatísticas.

Duarte garantiu que todos os dados recolhidos são confidenciais e serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos, assegurando que informações pessoais, como nomes e rendimentos não serão divulgadas.

Acrescentou  que, considerado uma ferramenta essencial para o planeamento do desenvolvimento nacional, o IV Recenseamento Geral da População e Habitação deverá permitir ao Estado dispor de informações atualizadas sobre a realidade demográfica, social e económica do país, contribuindo para a definição de políticas públicas mais adequadas às necessidades da população.

ANG/LPG/ÂC//SG

CMB/Nova direcção avança com reabilitação do Mercado do Bairro Ajuda e reforça medidas de reorganização urbana

Bissau, 23 Jun (ANG) - A Câmara Municipal de Bissau (CMB) arrancou  segunda-feira com a obra de reabilitação do Mercado do Bairro Ajuda no âmbito do plano de reorganização dos espaços comerciais e de melhoria das condições de trabalho dos vendedores na capital .

A informação foi divulgada pela Direcção de Comunicação e Informação da CMB, através da sua página oficial no Facebook, segundo a qual   a reabilitação do referido mercado visa criar condições adequadas para acolher os vendedores actualmente instalados no mercado improvisado do Espaço Verde do Bairro de Ajuda.

“As intervenções incluem a construção de novas bancas para a comercialização de produtos e instalações sanitárias, infraestruturas consideradas fundamentais para garantir melhores condições de higiene, segurança e conforto aos comerciantes e consumidores”, refere a mesma fonte.

Segundo a  Direcção de Comunicação e Informação da CMB, a iniciativa se insere na estratégia da edilidade, que tem vindo a promover ações de reorganização dos mercados e  recuperação de espaços públicos da cidade de Bissau, com o objectivo de melhorar a mobilidade urbana e conferir maior dignidade ao comércio informal.

Segundo a CMB, a ocupação irregular dos passeios de Chapa de Bissau, Mercado de Bandim e Subida de Cabana tem criado constrangimentos à circulação de peões, obrigando assim muitas pessoas a utilizarem a faixa de rodagem, ficando expostas a riscos de atropelamento e outros acidentes.

“O Mercado de Frutas e Legumes da Granja de Pessubé continua disponível para acolher vendedores de frutas e produtos hortícolas que ainda exercem a sua actividade em passeios e locais inadequados”, referiu a CMB através da sua página de Facebook
.

Acrescenta que  a transferência gradual dos comerciantes para mercados estruturados permitirá reduzir o comércio desordenado nas ruas, melhorar as condições sanitárias e promover uma cidade mais moderna, limpa e segura.

As medidas em curso reflectem a determinação da CMB de prosseguir o processo de reorganização urbana, conciliando a necessidade de garantir meios de subsistência aos comerciantes com a obrigação de assegurar espaços públicos organizados e acessíveis para  a população. ANG/AALS/ÂC//SG

 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Comunicação Social/Governo inicia desembolso mensal de fundos provenientes da  Taxa Audiovisual destinados à imprensa pública

Bissau, 22 Jun de 26 (ANG) - O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Usna António Quadé afirmou que o Governo  já começou o desembolso mensal dos apoios financeiros provenientes da taxa audiovisual destinados aos diferentes órgãos de comunicação social do país.

O anúncio foi feito, sexta-feira, por  Usna António Quadé, na abertura do Workshop de Sensibilização da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), realizado sob o lema “Televisão é Você, Televisão i Abo”.

Na sua intervenção, António Quadé recordou a história da TGB, cujo início remonta ao final da década de 1980, destacando o papel desempenhado pela estação televisiva na disseminação da informações ao longo de mais de três décadas.

“A TGB deu um grande impulso à divulgação de informações através de imagens do quotidiano das nossas populações e das ações levadas a cabo pelos sucessivos governos durante mais de três décadas da sua existência”, afirmou.

No evento, o ministro da Comunicação Social, Abdurahamane Turé, assegurou existir vontade política do Governo para trabalhar em estreita articulação com  parceiros nacionais e internacionais e todos os profissionais do setor, na busca de soluções concretas para os problemas que afetam a televisão pública.

O titular da pasta da Comunicação Social se comprometeu a promover um diálogo permanente com os trabalhadores, valorizar os recursos humanos, defender melhores condições laborais, incentivar a modernização tecnológica e mobilizar esforços para que a Televisão da Guiné-Bissau disponha de meios necessários para cumprimento, pleno da sua missão de serviço público.

Turé reconheceu que os desafios são grandes e que não existem soluções imediatas, mas manifestou a confiança de que, com união, sentido de responsabilidade e compromisso coletivo, será possível dispor de uma estação de  televisão mais preparada para responder às exigências atuais.

O governante manifestou ainda o desejo de que o workshop não seja apenas um espaço de diagnóstico das dificuldades, mas sobretudo um ponto de partida para a definição de caminhos e compromissos capazes de devolver esperança aos profissionais do setor e reforçar a confiança dos cidadãos guineenses.

Por sua vez, a Diretora-geral da Televisão da Guiné-Bissau, Mónica Buaro da Costa, destacou a importância da realização do encontro como um espaço de diálogo e sensibilização em torno da TGB, e diz que visa  a identificação  de soluções conjuntas entre o Governo, parceiros estratégicos e a sociedade em geral para os problemas enfrentados pela estação pública.


O workshop
 com a duraçáo de um dia, reuniu membros do Governo, jornalistas e técnicos da TGB que debateram  os temas: “Média Pública no Contexto da Democracia Representativa”, “Televisão e Redes Sociais: Concorrência ou Complementaridade?”, “Qualidade e Credibilidade da Informação no Contexto Atual”, “Aceleração da Transição para a Televisão Digital Terrestre na Guiné-Bissau” e “A Televisão como Moeda de Troca: Financiamento, Sustentabilidade e Independência Editorial”. ANG/RDN

 

Sociedade/ Projeto “iParticipate” promove conferência sobre juventude, drogas e saúde mental na Guiné-Bissau

Bissau, 22 Jun 26 (ANG ) – O Projeto “iParticipate” vai realizar, no próximo dia 26 , uma conferência pública dedicada à prevenção do consumo de drogas e  promoção da saúde mental, no âmbito do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

De acordo com uma nota do Centro Cultural franco-Bissau- guineense, à que a ANG teve acesso, o evento decorrerá entre as 17h00 e as 19h00, no Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, com entrada livre.

A iniciativa é implementada em parcerias entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ONG Tiniguena e o Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, em colaboração com o Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência (OGDT) e o Centro de Saúde Mental Osvaldo Máximo Vieira.

Segundo a nota dos organizadores, a conferência visa informar sobretudo os jovens, mas também professores, educadores, famílias e outros profissionais que trabalham com a juventude, sobre os mecanismos da dependência, os fatores que favorecem o consumo de substâncias psicoativas e as soluções disponíveis para prevenir e combater esse fenómeno.

Durante o encontro serão debatidos vários temas, entre os quais, a evolução do consumo de drogas na Guiné-Bissau, os novos riscos enfrentados pelos jovens, os efeitos das substâncias na saúde mental, o papel da família e da comunidade na prevenção, bem como o impacto das redes sociais e da desinformação na promoção de comportamentos de risco.

A conferência contará com intervenções do diretor-adjunto do Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência, Manuel da Costa, do médico Mário Iamta, da diretora do Centro de Saúde Mental Osvaldo Máximo Vieira, Finhamba Quessangue, e do coordenador do Movimento de Combate à Delinquência Juvenil, Mamadú Alfa Mané.

Além das apresentações, a atividade incluirá exibição de vídeos educativos, declarações de testemunhas, debates e sessões interativas com o público, com o objetivo de incentivar a reflexão e reforçar a sensibilização sobre a prevenção do consumo de drogas e a promoção da saúde mental.

Os organizadores apelam à participação da sociedade, e dizem  que o combate ao fenómeno constitui uma responsabilidade coletiva. ANG/ LPG/ÂC//SG

CEDEAO/Chefes de Estado Maior das Forças Armadas da organização prosseguem  contactos em Bissau sem falar à imprensa

Bissau 22 Jun 26 (ANG) – A missão de Chefes de Estado Maior das Forças Armadas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), de visita a Bissau desde o dia 19 do mês em curso, prosseguiu a os contatos com as autoridades de transição da Guiné-Bissau.

Durante o dia de hoje(22 de Junho),  a delegação esteve reunida com a ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional, e das Comunidades e com Presidente de Transição da República Horta Inta-a.

Á saída do encontro,  a semelhança do que vinha acontecer nas visitas anteriores, a delegação militar da CEDEAO não prestou quaisquer declarações à imprensa.

Segundo o que a ANG apurou junto da assessoria de imprensa do Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau (CEMFA), esta instituição vai oferecer aos hóspedes um jantar hoje a noite e a delegação da CEDEAO deixará o país na terça-feira, ( 23).

A missão que chegou ao país no final da tarde de sexta-feira ,  é chefiada pelo chefe de Estado-Maior das Forças Armadas da Serra Leoa, o Tenente-general Amara Idara Bangura, acompanhado pelos homólogos da Costa do Marfim, Nigéria, Gana e Senegal.

O encontro decorre no quadro dos contactos que a missão regional mantém com as autoridades de transição guineense.

A missão reuniu-se no sábado(20 de Junho), com o Chefe do Estado-maior-General das Forças Armadas, o ministro do Interior e o ministro da Defesa Nacional. ANG/MSC/ÂC//SG

Desporto-futebol/Cupelum FC vence FC Flmanego de Pefine e aproxima-se ao líder FC Canchungo

Bissau, 22 Jun 26(ANG) - Cupelum Futebol Clube, recebeu e venceu na tarde de domingo,
passado, o Flamengo de Pefine por duas bolas a zero (2-0), no jogo da 24.ª jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão guineense.

O encontro foi disputado no Estádio Lino Correia, onde as duas equipas apresentaram uma exibição agradável equilibrando o jogo do início ao fim.

Os donos da casa marcaram uma das várias oportunidades criadas durante primeira parte, por intermédio de Anel Seide aos 26 minutos, levando a vantagem para o intervalo. 

Na segunda parte, o vice líder do campeonato voltou a marcar cedo aos 8′, do segundo tempo, ou seja, aos 53 minutos do jogo por Tala, o resultado que acabou por tranquilizar os Mandíplis de Cupelum. 

Mesmo com 2-0 no placar, os pupilos de Buli Manafá rejeitaram abrandar e assumiram posse de bola circulando esférico por todo retângulo do jogo e asseguraram o resultado importante na luta pelo título. 

As restantes partidas ditaram os seguintes resultados: Portos de Bissau-1/Massaf de Cacine-0, Sport Bissau Benfica-0/FC Pelundo-0, Arado de Nhacra-0/FC Cuntum-0, CDR Gabu-1/FC Canchungo-0, Os Balantas de Mansoa-1/UDIB-1, TF São Domingos-1/Háfia FC-1, Cupelum FC-2/Flamengo de Pefine-0, FC Cumura-2/Sporting Clube da Guiné-Bissau-0.

Eis a tabela classificativa apôs a 24º jornada da Liga Orange, a maior da prova de futebol guineense.

1-FC Canchungo-48 pts                                         9-Os Balantas de Mansoa -29 pts

2-Cupelum FC-47 pts                                             10-FC Pelundo-29 pts

3-Portos de Bissau-44 pts                                      11-FC Cumura-26 pts

4-CDR Gabu-44 pts                                                12-Arados de Nhacra-26 pts

5-Háfia FC-35 pts                                                   13-SC da Guiné-Bissau-25 pts

6-Massaf SC-35 pts                                               14-FC Cuntum-24 pts

7-Sport Bissau Benfica-33 pts                               15-Flamengo de Pefine-23 pts

8-UDIB-30 pts                                                        16-TF São Domingos-23 pts

ANG/LLAS/ÂC//SG

Regiões/Comunidades de Bafatá se comprometem a combater a mortalidade infantil e o casamento precoce

Bafatá, 22 Jun 26 (ANG) – As comunidades da aldeia de Tantan-Cossé, no setor de Bafatá, leste do país, reafirmaram o compromisso de colaborar com os técnicos de saúde e as autoridades locais para a redução da mortalidade materno-infantil e o combate ao casamento precoce.

De acordo com a Rádio Comunitária de Bafatá, o compromisso foi declarado durante uma sessão de sensibilização promovida pela Direção Regional do Movimento da Sociedade Civil para a Paz e Democracia (MSCPD), integrada numa campanha comunitária destinada a reforçar a consciencialização sobre a saúde materna e infantil.

Durante o encontro, os participantes defenderam um maior envolvimento das famílias, sobretudo dos homens, no acompanhamento das mulheres durante a gravidez e após o nascimento dos filhos, considerando que essa participação é fundamental para diminuir os índices de mortalidade de mães e crianças.

Um dos participantes sublinhou que a responsabilidade pela criação dos filhos deve ser partilhada entre pai e mãe, lamentando que ainda existam casos de abandono das mulheres durante a gravidez.

“Recebemos esta sensibilização com satisfação e estamos dispostos a colaborar com as autoridades sanitárias. Ter filhos é uma responsabilidade partilhada entre o pai e a mãe. Infelizmente, ainda existem homens que abandonam as suas esposas durante a gravidez, quando elas mais necessitam de apoio”, afirmou.

O presidente regional do Movimento da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento  de Bafatá, Braima Daramé, destacou a importância da mobilização comunitária para a redução dos “elevados índices de mortalidade materno-infantil” registados na região.

Segundo Daramé, a campanha visa incentivar as mulheres grávidas a recorrerem aos serviços de saúde e promover mudanças de comportamento que contribuam para a proteção da vida das mães e das crianças.

A iniciativa decorre há seis dias consecutivos em várias localidades da região e inclui igualmente ações de sensibilização sobre os impactos negativos dos casamentos precoces no desenvolvimento das raparigas e na saúde reprodutiva.

A campanha é promovida pela Direção Regional do MSCPD de Bafatá, com apoio financeiro da Plan Internacional, através da sua Unidade de Programa da Província Leste. As atividades deverão decorrer durante três meses e abranger diversas comunidades da região.ANG/MI/ÂC//SG

Cabo Verde/Seleção de futebol empata com o Uruguai e jogadores lamentam “poderíamos ter vencido”

Bissau, 22 Jun 26 (ANG) - A seleção de futebol deCabo Verde empatou na noite de domingo (21) em 2 a 2 com o Uruguai e mantém vivas as chances de classificação para a próxima fase.

O resultado também preserva a invencibilidade da equipe em seus dois primeiros jogos em uma Copa e embolou a disputa pela vice-liderança do Grupo H.

Uma explosão de alegria tomou conta dos torcedores cabo-verdianos na saída do Hard Rock Stadium, em Miami, após o apito final. Com gritos de guerra e exibindo, orgulhosos, bandeiras e camisas do país, os fãs comemoraram a boa sequência de jogos da equipe em sua primeira participação em um Mundial.

Depois do empate sem golos com a Espanha na primeira rodada, os “tubarões azuis” conquistaram novo resultado positivo ao empatar em 2 a 2 com o Uruguai, que agora vê sua classificação ameaçada.

O primeiro gol da partida, e também da história de Cabo Verde em Copas do Mundo, foi marcado por Kevin Pina, eleito o melhor em campo. “Esse gol representa orgulho e muita felicidade”, afirmou o jogador, que dedicou o lance à filha.

Ainda no primeiro tempo, o Uruguai empatou com Maxi Araújo e, nos acréscimos, virou com Canobbio. O time africano reagiu na etapa final após erro de Olivera em uma cobrança de lateral. Hélio Varela se antecipou ao goleiro Muslera e deixou tudo igual no placar.

As duas equipes protagonizaram um confronto intenso até o fim, com oportunidades para ambos os lados.

“Esse resultado pode surpreender a muitos, mas não a nós, jogadores, porque trabalhamos muito, estamos focados e sempre queremos mais", destacou Kevin Pina. 

“Esses dois jogos mostram que podemos competir de igual para igual com qualquer seleção. Queremos passar da fase de grupos. Sabemos que é a nossa primeira vez em um Mundial, mas viemos para lutar e alcançar nossos objetivos”, acrescentou.

A torcida fez festa com o resultado, mas os jogadores cabo-verdianos deixaram o campo com a percepção de que poderiam ter vencido o adversário.

“Aceitamos o resultado. O Uruguai, claro, é uma equipe grandíssima, com jogadores de classe mundial, mas hoje acho que poderíamos ter vencido também. Fizemos dois gols, mas poderíamos ter feito mais”, avaliou o capitão Ryan Mendes.

O atacante Nuno da Costa, que entrou no segundo tempo, também lamentou o empate. “Mostramos a qualidade que temos, mas foi uma pena não termos conquistado os três pontos. Houve uma diferença de experiência na primeira parte, mas a reação foi boa e positiva”, analisou.

Já o treinador Bubista destacou o desempenho da equipe: “O nosso time foi valente e procurou sempre a vitória. Estou satisfeito com o que a equipe mostrou: caráter e organização durante boa parte do jogo”.

Na outra partida do grupo, a Espanha goleou a Arábia Saudita por 4 a 0 e lidera com quatro pontos. Uruguai e Cabo Verde aparecem empatados, com dois pontos cada, enquanto a Arábia Saudita, próxima adversária dos cabo-verdianos, tem apenas um. A definição dos classificados para a fase seguinte do Mundial ficará para a última rodada. ANG/RFI

 

               Reino Unido/Primeiro-ministro  Keir Starmer renuncia

Bissau,22 Jun 26 (ANG) - O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira (22), em pronunciamento em frente à Downing Street, sede do governo britânico em Londres.

Ele afirmou que permanecerá no cargo
até a escolha de seu sucessor à frente do Partido Trabalhista.

“Todas as decisões que tomei tiveram como objetivo colocar em primeiro lugar o país que amo. É por isso que vou renunciar à liderança do Partido Trabalhista”, declarou, com a voz embargada.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiu à renúncia e elogiou Starmer como “um homem de Estado que reforçou a segurança da Europa”.

Já o líder do partido de extrema direita Reform UK, Nigel Farage, defendeu a convocação de eleições legislativas antecipadas. Starmer, que chegou ao poder em Julho de 2024, vinha sendo pressionado a deixar o cargo após a vitória de seu rival Andy Burnham em uma eleição parcial na semana passada.

Na sexta-feira, o premiê afirmou que “lutaria” para permanecer no poder, mas a pressão aumentou ao longo do fim de semana. Segundo a Sky News, várias figuras influentes do governo, incluindo a ministra das Relações Exteriores, Yvette Cooper, pediram que Starmer definisse uma data para sua saída.

Mais de 100 deputados trabalhistas passaram a exigir sua renúncia – cerca de um quarto da bancada do partido, segundo a agência Associated Press. De acordo com o jornal britânico The Guardian, é provável que ele permaneça no cargo ao menos até o fim do verão, com a escolha do novo líder prevista para o congresso do Partido Trabalhista, no fim de Setembro.

Donald Trump afirmou no domingo que a renúncia do líder trabalhista era inevitável e lhe desejou “o melhor”. “Keir Starmer vai renunciar”, escreveu o presidente americano em sua plataforma Truth Social. “Ele falhou de forma lamentável em dois temas muito importantes – imigração e energia (explorem o petróleo do Mar do Norte!)”, acrescentou, intensificando críticas que já fazia há meses.

Questionado no domingo pela AFP, Downing Street afirmou que Starmer mantinha sua posição. Ele passou o fim de semana em Chequers, a residência de campo dos primeiros-ministros, onde se reuniu com aliados e familiares.

Se deixar o cargo, o Reino Unido terá seu sétimo primeiro-ministro em dez anos, um nível de instabilidade sem precedentes na história recente do país. Ex-advogado, de 63 anos, Starmer chegou ao poder em Julho de 2024 após uma vitória expressiva do Partido Trabalhista nas eleições legislativas.

As expectativas eram altas após 14 anos de governos conservadores, mas, dois anos depois, o Reino Unido continua enfrentando uma economia estagnada e uma forte alta no custo de vida. Keir Starmer também cometeu erros, como a nomeação de Peter Mandelson como embaixador em Washington. Nove meses depois, ele foi demitido após revelações sobre sua amizade com o criminoso sexual Jeffrey Epstein.

No início de maio, o Partido Trabalhista sofreu uma derrota contundente em eleições locais, em benefício do partido anti-imigração Reform UK, de Nigel Farage, o que intensificou as críticas a Starmer dentro da legenda.

Já Andy Burnham, de 56 anos, venceu na quinta-feira na circunscrição de Makerfield, no norte da Inglaterra, com 54,8% dos votos, contra 34,5% do candidato do Reform UK. Andy Burnham, prefeito da Grande Manchester desde 2017 e apelidado de “rei do Norte”, repetiu durante a campanha que quer “mudar o Labour e o país”.

Embora tenha sido derrotado duas vezes na disputa pela liderança do partido, em 2010 e 2015, Burnham é hoje o político preferido dos britânicos, segundo o instituto YouGov. ANG/RFI/AFP/AP/Reuters

 

Médio Oriente/Irão e EUA criam "célula de gestão de conflitos" para pôr fim a combates no Líbano

Bissau, 22 Jun 26(ANG) – O Irão e os Estados Unidos concordaram em criar uma "célula de gestão de conflitos" para pôr fim aos combates no Líbano, que têm prejudicado o cessar-fogo em vigor no Médio Oriente, anunciaram hoje mediadores.

“As partes concordaram com a criação de uma célula de gestão de conflitos, reunindo as partes envolvidas e a República do Líbano, e liderada pelos mediadores, para garantir o cumprimento da cessação das operações militares no Líbano”, explicou um comunicado conjunto dos mediadores paquistaneses e cataris.

O mesmo documento diz que os Estados Unidos e o Irão acordaram um roteiro para alcançar um acordo final em 60 dias para pôr fim à guerra.

As delegações “concordaram com um roteiro com o objectivo de alcançar um acordo final em 60 dias, estabelecendo as bases para o início imediato de novas discussões técnicas”, que continuarão esta semana na Suíça.

Os dois países acordaram ainda uma “linha de comunicação” para garantir a segurança da passagem de embarcações comerciais pelo estratégico estreito de Ormuz.

“Foi estabelecida uma linha de comunicação entre as partes (…), a fim de evitar incidentes e problemas de comunicação, com o objectivo de garantir a passagem segura dos navios comerciais pelo estreito de Ormuz”, explicaram os mediadores.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, relatou “progressos significativos” nas negociações com os Estados Unidos, saudando a libertação de activos iranianos e o levantamento das restrições ao petróleo, bem como avanços na questão libanesa.

“A mediação do Paquistão e do Qatar possibilitou um progresso significativo no sentido do fim da guerra no Líbano”, escreveu Araghchi na rede social X, após a primeira ronda de negociações na Suíça.

As exportações de petróleo e produtos petroquímicos já não estão restringidas, o bloqueio foi levantado, alguns activos congelados foram libertados e foi lançado um importante plano de reconstrução e desenvolvimento para o Irão”, acrescentou o ministro.

O anúncio surgiu depois dos delegados iranianos terem brevemente abandonado as conversas em protesto contra uma mensagem do Presidente norte-americano, Donald Trump, considerada como “insultuosa” pelos representantes de Teerão.

Numa mensagem publicada na sua rede Truth Social, Trump instou Teerão a impedir que os aliados do regime no Líbano, referindo-se ao grupo xiita Hezbollah, “causassem problemas”, caso contrário os Estados Unidos iam retomar os ataques ao Irão.

Teerão e Washington iniciaram no domingo as primeiras conversações na Suíça, mediadas pelo Paquistão e pelo Qatar, desde a assinatura, na semana passada, de um memorando de entendimento destinado a um fim duradouro das hostilidades no Médio Oriente. ANG/Inforpress/Lusa

 

Burquina Faso/Cerca de 20 estudantes processados por fraude no uso de inteligência artificial em exames

Bissau, 22 Jun 26 8ANG) - Cerca de vinte candidatos aos exames Brevet d'études du premier cycle (BEPC) e Brevet d'études professionnelles (BEP) compareceram perante um tribunal burquinense por fraude através da utilização de aplicações de inteligência artificial (IA) e telemóveis durante os testes.

Os acusados, incluindo duas meninas, são acusados ​​de usar telefones celulares e aplicativos de inteligência artificial durante provas escritas de diversas disciplinas (francês, matemática, ciências da vida e da terra, história-geografia e física-química), realizadas nos dias 2 e 3 de junho, para obter ou transmitir as respostas das questões, segundo a promotoria, conforme noticiado pela mídia local.

Alega-se que alguns candidatos fotografaram secretamente as provas nas salas de exame antes de submetê-las a ferramentas digitais para gerar as respostas, enquanto outros teriam enviado as fotos para cúmplices fora dos centros de exame, que processavam as questões usando esses aplicativos antes de enviar as respostas de volta aos candidatos.

Durante a audiência, alguns réus admitiram as acusações, enquanto outros as negaram. A promotoria, portanto, solicitou que as acusações fossem alteradas para tentativa de fraude ou cumplicidade em fraude, dependendo do grau de envolvimento de cada candidato.

O tribunal criminal deverá divulgar sua decisão em 26 de Junho.ANG/Faapa


   África do Sul/Vereador morto a tiros, o segundo em menos de uma hora

Bissau, 22 Jun 26 (ANG) - Um vereador do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder) foi morto a tiros na noite de sábado durante uma reunião em seu gabinete em Nelson Mandela Bay, cerca de 50 minutos depois de um candidato da Aliança Democrática (DA) ter sido assassinado na cidade costeira da Cidade do Cabo.

"Alega-se que dois homens armados não identificados invadiram o escritório enquanto uma reunião de cerca de dez pessoas estava em andamento", disse o porta-voz da polícia, Majola Nkohli, no domingo.

Os suspeitos mantiveram as pessoas presentes sob a mira de armas e ordenaram que entregassem seus telefones celulares.

Um dos suspeitos abriu fogo contra a vítima (de 45 anos), causando-lhe vários ferimentos a bala antes de fugir.

"A vítima sofreu múltiplos ferimentos a bala e foi declarada morta no local", explicou o porta-voz da polícia, acrescentando que as forças de segurança iniciaram uma busca pelos dois suspeitos.

Mais cedo naquele mesmo dia, a candidata da DA, Sinovuyo Dyokwe (48), foi morta a tiros quando voltava para casa depois de passar o dia registando e recadastrando os eleitores de seu partido durante uma operação de registo de eleitores.

A vítima já havia concorrido anteriormente sob a bandeira da Aliança Democrática (DA) na circunscrição eleitoral 104 de Dunoon, durante uma eleição suplementar em Março, onde seu partido dobrou sua participação nos votos, atingindo 16%.

A Aliança Democrática (DA), a segunda maior força política da África do Sul, afirmou estar profundamente triste e indignada com o incidente, descrevendo a vítima como um ativista comunitário dedicado que já havia representado o partido como candidato em eleições suplementares recentes.

Os investigadores ainda não sabem se o assassinato dela teve motivação política ou se estava relacionado com a extorsão e as atividades criminosas que ela combatia em Dunoon.

Esta área é há muito tempo assolada por gangues de extorsão e redes criminosas que visam tanto empresas quanto ativistas comunitários que denunciam suas atividades.

Esses dois assassinatos sucessivos ocorreram no primeiro dia do último fim de semana de cadastramento de eleitores antes das eleições municipais de 4 de Novembro na África do Sul.

Essas medidas também surgem em meio a crescentes preocupações com assassinatos políticos e atos de intimidação contra candidatos e ativistas na preparação para as próximas eleições municipais. ANG/Faapa

 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

                       Caju/País já exportou 37 mil toneladas de castanha

Bissau, 19 Jun 26 (ANG) – O Presidente da Associação dos Intermediários de Negócios da Guiné-Bissau(AIN-GB) disse hoje  que, até ao momento  em que falava , a Guiné-Bissau já havia exportado 37 mil toneladas da castanha de caju, das 200 mil já armazenadas em Bissau.

Lassana Sambú forneceu estes dados à imprensa  num encontro de avaliação do andamento da Campanha de Caju 2026.

Aquele responsável disse que, até ao momento, já foram declaradas 70 mil toneladas prontas para a exportação, realçando que a previsão total de exportação para a campanha 2026 é de 200 mil toneladas.

“De acordo com os dados das Delegacias Regionais do Comércio,   foram registadas cerca de 25 mil toneladas da castanha nos armazéns nas regiões e apesar do medo de haver pouca produção este ano registado no iniciou  da campanha, em certas zonas já ultrapassamos a espectativas do Governo”, disse.

O presidente da Associação dos Intermediários de Negócios admite que, mesmo com a queda de produção , o país vai  atingir uma quantidade superior aos  200 mil toneladas. ”Isso significa que quando houver boa produção, a capacidade produtiva pode atingir 400 mil toneladas”, disse.

Sambú pede ao Governo para cumprir na íntegra  os diplomas que regulamentam atividades de comercialização deste produto estratégico.

Por seu turno, o ministro do Comércio e Indústria,  Jaimentino Có realçou a importância do encontro que visa entre outros objetivos, harmonizar os dados  das diferentes instituições que trabalham na fileira de caju, durante o processo da campanha, nomeadamente, o Ministério do Comércio, das Finanças, da Agricultura e outras.

Có disse que a campanha está a correr muito bem até ao momento,  apesar de reconhecer a necessidade de se melhorar alguns aspectos  sobretudo a fiscalização junto às fronteiras terrestres, para estancar a fuga da castanha para os países vizinhos.

“Há fenómenos que fujam ao nosso controlo: casos da má colheita, alterações climáticas e outros. Mas o que podemos fazer, casos de contrabando e  outros comportamentos que vão pôr em causa as metas estipuladas, temos que atuar com mão dura”, disse o ministro.

Jaimentino Có declarou  que não há marcha atrás no processo da castanha, e segundo explicou, as castanhas que estão nos armazéns, por exemplo, em Bula, não podem ser retiradas para Ingoré, São Domingos, frisando que, quem desafiar, será punido conforme a lei, e os meios de transporte que utilizou para contrabando  será confiscado. ANG/MSC/ÂC//SG

Justiça/PNUD e União Europeia lançamTerceira Edição da ‘Candonga di Justiça’ 2026

Bissau, 19 Jun 26(ANG) – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a União Europeia, lançam a Terceira Edição da ‘Candonga di Justiça’ 2026, que decorrerá entre os dias 22 e 29 de Junho nas  províncias Norte e Leste do país.

De acordo com o Comunicado à Imprensa da União Europeia, enviado hoje à ANG, o evento tem como objetivo  aproximar os serviços de justiça das populações, especialmente das comunidades mais afastadas dos serviços públicos.

“A Caravana Candonga di Justiça 2026 abrangerá 16 comunidades das regiões de Cacheu, Oio, Bafatá e Gabu”, refere o comunicado.

Em Cacheu, contempla os sectores de São Domingos e Bigene, onde serão abrangidas Varela, Suzana, Gã Jandi e Tareiro.

 Em Oio, no setor de Farim, Binar, Cuféu, Sansancutotó/Banhima e Sancutó/Ioncoia.

Em Bafatá, Tendito, Cuntuba, Cambesse e Gã Samba, e em Gabu, Sitchã Arafam, Canquelifá, Darsalam e Bufati.

As principais atividades programadas são: os Serviços de Registo de Nascimento, utilizando o sistema de registo digital SIREC, em que as  crianças dos 0 aos 07 anos de idade serão registadas, garantindo o seu acesso à identidade legal.

A caravana candonga de Justiça ainda prevê assessoria jurídica gratuíta, em que as equipas dos CAJ e parceiros da justiça formal prestarão apoio jurídico,  e sensibilizarão as comunidades, em colaboração com organizações da sociedade civil, sobre os  direitos humanos, o acesso à justiça e a prevenção da violência baseada no género.

“Com esta 3ª edição, espera-se o aumento do número de crianças registadas à nascença, reforço da procura pelos Centros de Acesso à Justiça e promoção de uma cidadania mais ativa, informada e participativa”, refere o comunicado. ANG/ÂC//SG

Sociedade/Comerciantes retalhistas elogiam Governo e apelam ao respeito pelas novas regras no Mercado de Bandim

Bissau, 19 Jun 26(ANG) - O presidente da Associação Nacional dos Retalhistas, Aliu Seide, apelou  quinta-feira aos vendedores para respeitarem as orientações das autoridades e evitarem a ocupação dos passeios com as suas atividades comerciais.

Falando durante uma conferência de imprensa realizada no Mercado de Bandim, em Bissau, Aliu Seide louvou o empenho do Governo de Transição na resolução do impasse entre os retalhistas e a Câmara Municipal de Bissau.

Segundo disse, a intervenção do Primeiro-ministro de Transição permitiu a retoma das atividades comerciais no local, desde que os vendedores respeitem uma distância mínima de dois metros dos passeios.

O responsável defendeu ainda que os retalhistas devem colaborar com as autoridades para garantir uma melhor organização do mercado e contribuir para a segurança e mobilidade dos cidadãos.

Em representação das mulheres vendedoras, Jóia Nunes disse que não são contra as medidas de reorganização da cidade promovidas pela Câmara Municipal de Bissau.

Disse que antes  da retirada dos vendedores dos passeios, as autoridades deviam criar espaços alternativos para acolher as pessoas que dependem do pequeno comércio para sustentar as suas famílias.

Por sua vez, Caramó Suaré Cassamá defendeu que a organização urbana da capital não deve limitar-se ao Mercado de Bandim.

Cassamá aponta que  vários bairros da cidade de Bissau enfrentam problemas de urbanização e necessitam igualmente de intervenções para melhorar as condições de vida da população.

Os retalhistas reagiram, segunda-feira, à decisão da Câmara Municipal de Bissau de retirar os vendedores instalados ao longo da principal avenida do Mercado de Bandim, uma medida justificada pela necessidade de melhorar a segurança rodoviária e facilitar a circulação de peões e veículos.


Descontentes , os vendedores recorreram ao
  Primeiro-ministro de Transição, Ilídio Vieira Té, e conseguiram a autorização  para voltar a vender os seus produtos nos passeios do mercado de bandim mas, respeitando a distancia de dois metros da estrada. ANG/RSM