terça-feira, 23 de junho de 2026


Segurança Pública
/POP promove formação para comandantes de esquadras com foco em direitos humanos

Bissau, 23 Jun 26 (ANG) – A Polícia de Ordem Pública (POP), iniciou segunda-feira, uma ação de formação dirigida aos comandantes das esquadras das zonas Centro de Bissau e da Região de Biombo, no âmbito do projeto “Pensar a Nossa Polícia”, que visa o reforço das capacidades operacionais e institucionais da corporação.

A iniciativa é promovida por antigos e atuais estudantes do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, da Polícia de Segurança Pública de Portugal, e antigos estudantes da Academia de Polícia da Federação Russa.

Os trabalhos devem decorrer durante três dias   sob o lema “Polícia e Direitos Humanos: Limites, Responsabilidade e Legitimidade da Atuação Policial”.

O referido projeto prevê a  modernização da instituição policial através da capacitação contínua dos seus efetivos.

Na cerimónia de abertura, o ministro do Interior e da Ordem Pública, Mama Saliu Embaló anunciou o compromisso do Governo de reforçar o apoio financeiro aos agentes da polícia.

O governante encorajou  aos profissionais da corporação a apostarem na formação e no aperfeiçoamento das suas competências.

Por sua vez, o Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública, Mussa Nanbatcha, destacou que a formação permitirá melhorar as atividades de patrulhamento e aperfeiçoar as técnicas de abordagem aos cidadãos, contribuindo para uma atuação policial mais eficaz e próxima da população.

O coordenador da comissão organizadora, Herculano Fodé Barbosa sublinhou a importância da partilha de experiências e da formação contínua para o desenvolvimento das instituições, defendendo que o investimento nos recursos humanos é fundamental para a evolução da corporação.

A iniciativa visa ainda o reforço das  competências dos comandantes das esquadras da POP, a promoção,  o respeito, a proteção e a observância efetiva dos direitos humanos no exercício das funções policiais, em conformidade com os princípios da legalidade e da legitimidade da atuação policial. RDN/MI/ÂC//SG

Suiça/Comissão da ONU acusa Israel de atacar deliberadamente crianças em Gaza

Bissau, 23 Jun 26(ANG) - Uma comissão internacional de inquérito mandatada pelas Nações Unidas acusou hoje Israel de "ter como alvo" crianças palestinianas na Faixa de Gaza, atribuindo "intenção genocida" às tropas das Forças de Defesa de Israel.

No seu mais recente relatório, que se centra mais especificamente na situação das crianças, a comissão de inquérito sublinhou que “o ataque deliberado a crianças é um dos elementos-chave para estabelecer a intenção genocida das autoridades e forças de segurança israelitas de destruir os palestinianos, total ou parcialmente, em Gaza”.

Num comunicado, o presidente da comissão internacional, Srinivasan Muralidhar, afirmou que “ao atacar crianças, Israel está a atacar a própria capacidade do povo palestiniano de existir e de determinar o seu futuro”.

“As provas mostram que crianças palestinianas foram alvos deliberados e mortas pelas forças de segurança israelitas”, afirmou o Muralidhar.

Israel condenou o relatório como difamatório, acusando os seus autores de “ignorar as táticas brutais do grupo islamita palestiniano Hamas, que ataca impiedosamente crianças israelitas e usa crianças palestinianas como escudos humanos”.

Em Setembro, a comissão de inquérito, mandatada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas sem falar em nome da organização, num relatório inicial concluiu “que estava a acontecer um genocídio em Gaza e continua a ocorrer”.

Após a publicação deste relatório inicial, o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, afirmou ter visto “crescentes provas” de genocídio em Gaza.

De um modo geral, segundo a comissão internacional, existem “motivos razoáveis” para concluir que as autoridades e as forças de segurança israelitas “continuam a cometer o crime de genocídio” em Gaza.

“Mesmo após o cessar-fogo de Outubro de 2025, as crianças continuam a ser mortas e gravemente feridas, uma vez que Israel continua a desrespeitar o cessar-fogo e a protecção que o direito internacional exige para as crianças palestinianas”, acrescentou o relatório.

No relatório, a comissão denunciou “o ataque aos serviços neonatais e de maternidade” por parte de Israel, o que levou a um aumento dos abortos espontâneos e das malformações genitais, com efeitos duradouros na “continuidade da população”.

A comissão acredita ainda que “a fome provocada pelo bloqueio israelita” levou à morte de crianças em Gaza e prejudicou gravemente a sua saúde. Acredita também que o desmantelamento e a destruição das estruturas de protecção e educação em Gaza, assim como na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, comprometeram o seu desenvolvimento e enfraqueceram “os alicerces da sociedade palestiniana”.

Israel e o Hamas acusam-se mutuamente quase diariamente de violarem a trégua que entrou em vigor em Outubro passado, enquanto a Faixa de Gaza continua a ser assolada pela violência, devido à falta de progressos no sentido de um fim duradouro da guerra, que foi desencadeada pelo ataque ao território israelita em 07 de Outubro de 2023 pelo grupo islamita palestiniano.

ANG/Inforpress/Lusa

 

               
                 Gâmbia
/Sete mortos e 16 feridos em acidente de trânsito

Bissau, 23 Jun 26 (ANG) - Sete pessoas morreram e outras dezasseis ficaram gravemente feridas em um acidente de trânsito ocorrido na noite de sábado na região de Bassè, no leste da Gâmbia, segundo informações da mídia local.

A tragédia ocorreu na cidade de Bansang (leste) quando um micro-ônibus que transportava cerca de 26 passageiros e mercadorias, vindo de Kombos (oeste) e com destino à Guiné, colidiu frontalmente com um caminhão-tanque estacionado, disseram as mesmas fontes.

Os feridos foram levados para hospitais para receberem o tratamento necessário. Uma investigação foi iniciada para determinar as circunstâncias exatas do acidente.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Gâmbia regista cerca de 700 mortes por ano devido a acidentes rodoviários, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 51 mortes por 100.000 habitantes, uma das mais elevadas do mundo. ANG/Faapa

    

 

Irã/ Governo aceita retorno de inspetores da AIEA após negociações com os EUA

Bissau, 23 Jun 26 (ANG) - O Irã concordou em convidar novamente inspetores da Agênci
a Internacional de Energia Atómica (AIEA) para retornarem ao país, segundo o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, na segunda-feira (22), na Suíça, após negociações destinadas a encerrar a guerra no Oriente Médio.

"Este é um marco importante para o povo americano e um primeiro passo em direção à desnuclearização definitiva, ou seja, à interrupção permanente do programa de armas nucleares do Irã", declarou Vance à imprensa, acrescentando que espera que isso aconteça ainda nesta semana.

O vice-presidente norte-americano fez as declarações antes de deixar a Suíça após 18 horas de negociações intensas realizadas em um resort de luxo nos Alpes suíços com uma delegação iraniana e autoridades de alto escalão do Paquistão e do Catar, países que atuaram como mediadores.

O Irã, que não confirmou imediatamente as informações, havia suspendido temporariamente a cooperação com a agência da ONU após ataques aéreos de Israel e dos Estados Unidos contra suas instalações em Junho de 2025.

Desde então, os inspetores da AIEA não conseguiram visitar os locais afetados, o que mantém incerta a situação dos estoques de urânio altamente enriquecido do país, um dos principais pontos de divergência com Washington. No entanto, receberam autorização para visitar outras instalações nucleares iranianas nos últimos meses.

Na semana passada, os presidentes dos Estados Unidos e do Irã assinaram, separadamente, um memorando de entendimento pelo qual Teerã se comprometeu a diluir seu estoque de urânio altamente enriquecido em troca do alívio de sanções internacionais, embora os detalhes do acordo ainda precisem ser definidos.

Segundo o documento, os dois países discutirão um mecanismo durante um período de negociação de 60 dias para lidar com esses estoques, "utilizando, no mínimo, um método de diluição no local sob supervisão da AIEA".

A redução do grau de enriquecimento do urânio para menos de 5% tem como objetivo impedir seu uso potencial para fins militares. Para a fabricação de uma arma nuclear, é necessário um nível de enriquecimento de cerca de 90%.

Países ocidentais e Israel suspeitam que Teerã busque desenvolver armas nucleares, mas a República Islâmica nega ter essa intenção.

O destino de mais de 400 quilos de urânio altamente enriquecido,vistos pela última vez por inspectores da AIEA em 10 de Junho de 2025, permanece incerto.

 

Na segunda-feira, o vice-presidente dos Estados Unidos saudou a "base muito sólida" estabelecida durante as conversas iniciais com o Irã, na Suíça, com o objetivo de encerrar definitivamente a guerra no Oriente Médio, observando que o foco agora se voltou para "discussões técnicas". "Ainda não construímos a casa, mas lançamos uma base sólida para chegar a um resultado favorável ao povo americano."

O tráfego marítimo no Estreito de Ormuz continuou, na segunda-feira, em ritmo mais intenso do que antes do acordo, segundo plataformas de monitoramento marítimo.

Os Estados Unidos e o Irã deverão estabelecer uma "linha de comunicação" destinada a prevenir incidentes e mal-entendidos, "com o objetivo de garantir a passagem segura de navios comerciais", afirmaram Islamabad e Doha.

Os mercados pareciam mais tranquilos na segunda-feira. O petróleo Brent do Mar do Norte, referência global para os preços da commodity, que havia superado os US$ 126 por barril durante a guerra, o nível mais alto em quatro anos, recuou acentuadamente e era negociado abaixo de US$ 80.

Ainda assim, analistas permanecem cautelosos após novas ameaças do presidente Donald Trump, que instou Teerã a impedir que seus aliados no Líbano, em referência ao Hezbollah, "causassem problemas", advertindo que, caso contrário, os Estados Unidos retomariam os ataques.

As declarações do presidente norte-americano afastaram, ao menos por ora, qualquer perspectiva de desescalada imediata do conflito.

ANG/RFI/AFP

 

            Nigéria/ Vinte e um mortos em ataque armado no centro do país

Bissau, 23 Jun 26 (ANG) -  Pelo menos 21 pessoas foram mortas em um ataque
realizado por homens armados contra uma comunidade rural no estado de Plateau, na região central da Nigéria, uma área assolada pela violência intercomunitária, informou a mídia local nesta segunda-feira.

O ataque ocorreu na noite de domingo na vila de Kawel, onde os agressores dispararam esporadicamente, matando cerca de vinte moradores, de acordo com relatos da mídia.

O governo do estado de Plateau confirmou o ataque à comunidade de Kawel, condenando "um ato de violência hediondo e sem sentido contra uma comunidade pacífica".

As autoridades locais alertaram contra quaisquer atos de retaliação, afirmando que as forças de segurança foram mobilizadas para prender os autores do ataque.

O estado de Plateau enfrenta múltiplos desafios de segurança, incluindo conflitos intercomunitários entre agricultores e pastores nômades, além da ameaça de gangues criminosas envolvidas em diversas atividades ilícitas, como roubo de gado e sequestro para resgate. ANG/Faapa

    

 

 

Reino Unido/Referendo do Brexit completa 10 anos, em meio a nova crise política no Reino Unido

Bissau, 23 Jun 26 (ANG) - A votação pela saída do Reino Unido da União Europeia completa uma década nesta terça-feira (23), em meio à renúncia de mais um primeiro-ministro britânico.

Dez anos depois, o cenário político continua tumultuoso: o país teve seis chefes de governo nesse período.

Após a vitória histórica dos trabalhistas em 2024, que marcou o retorno do partido ao poder com a promessa de restaurar a normalidade Keit Starmer-hoje um dos líderes mais impopulares do país- abre caminho para uma possível renovação interna no partido.

O nome mais cotado para ocupar o cargo de primeiro-ministro é o de Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, um político carismático e que muitos acreditam estar mais alinhado aos problemas enfrentados.

Ele é apontado como único capaz de conter a ascendência do arquiteto do divórcio do Reino Unido com a União Europeia, Nigel Farage, líder do Reform UK. 

Farage comanda o avanço da extrema direita e causa apreensão tanto em conservadores moderados quanto em liberais, com a pauta anti-imigratória, que continua sendo o ponto central da agenda política que motivou o Brexit.

Ainda assim, uma pesquisa recente da consultoria Ipsos indica uma maudança de humor: Quase 60% dos britânicos votariam hoje pelo retorno ao bloco europeu em um novo referendo.

O sentimento é diferente entre residentes da Inglaterra, do País de Gales e da Escócia. Uma pesquisa do YouGov indicou que entre os escoceses a insatisfação com o Brexit sobe para 75%.

Durante o período em que vigorou o acordo de livre circulação de mercadorias e pessoas, o número de europeus vivendo no Reino Unido subiu substancialmente. Com a aprovação do Brexit – que muita gente acreditou ser o preço a se pagar para erguer muros nas fronteiras e melhorar a economia –, o número de imigrantes, no entanto, continuou a aumentar.

Sem os europeus, as universidades passaram a recrutar estudantes internacionais de outras partes do mundo, muitos deles acompanhados de suas famílias. O sistema público de saúde também precisava – e ainda precisa – de mão de obra estrangeira para dar conta do serviço.

O governo britânico concedeu vistos humanitários a ucranianos e cidadãos de Hong Kong. Os conservadores apertaram as regras de imigração, e o fluxo de entradas e saídas foi controlado, mas esses dados não estão diretamente relacionados ao Brexit.

Conflitos ao redor do mundo, além das crises climática e económica no pós-Covid, forçaram muitos migrantes sem documentação, especialmente da África e da Ásia, a enfrentar a travessia perigosa do Canal da Mancha em embarcações precárias, chegando à Inglaterra para pedir asilo político.

Dez anos depois da votação, a questão migratória continua a dividir o país e alimenta a ascensão do partido Reform UK, de Nigel Farage.

A previsão pós-Brexit era catastrófica, e é importante também levar em conta o impacto das guerras, da tarifação do presidente norte-americano, Donald Trump, e da pandemia. O país não chegou a mergulhar numa recessão, mas está mais pobre – ou menos rico – do que antes.

A economia encolheu cerca de 6%, segundo o Banco Central da Inglaterra, enquanto os investimentos caíram 18%.

A União Europeia continua, de longe, a ser o principal parceiro comercial do Reino Unido, embora agora em condições menos favoráveis desde a saída do bloco, com barreiras alfandegárias, exigências sanitárias e maior regulação.

A promessa de autonomia para negociar com quem bem entendesse resultou em acordos de livre comércio com Índia, Austrália e Nova Zelândia, do outro lado do mundo, mas não foi suficiente para compensar a perda de dinamismo nas trocas com os vizinhos europeus.

Durante a última campanha eleitoral, que levou à vitória histórica dos trabalhistas em 2024, e ao longo dos anos recentes, a centro-esquerda do primeiro-ministro Keir Starmer evitou tocar no tema do Brexit – em parte porque muitos de seus eleitores, sobretudo em cidades pós-industriais, votaram pela saída do bloco.

Com o crescimento do partido Reform, de Nigel Farage, Starmer passou a adotar um discurso mais duro sobre imigração e chegou a afirmar que, sem controle das fronteiras, o Reino Unido se tornaria uma “ilha de estranhos”.

A declaração gerou críticas, e o premiê recuou – tarde demais. Uma parcela significativa dos eleitores trabalhistas, decepcionados com políticas sociais consideradas mais alinhadas à direita, migrou para o Partido Verde ou até mesmo para o Reform, de extrema direita, em busca de algo novo.

Resta saber qual será a política migratória adotada por seu possível sucessor, Andy Burnham. Embora tenha se posicionado contra a saída do Reino Unido da União Europeia, ele foi eleito em um reduto que votou a favor no referendo.

Com a percepção crescente de que o Brexit foi um péssimo negócio para o país,o governo britânico tem buscado uma reaproximação com a Europa continental.

Um exemplo concreto era a cúpula marcada para 22 de julho, que deveria tentar fechar um novo acordo sanitário e um programa de mobilidade para jovens voltarem a estudar e trabalhar entre o Reino Unido e a União Europeia. Com a renúncia de Starmer, o encontro foi temporariamente adiado, nesta terça-feira, até a confirmação do novo chefe de governo britânico.ANG/RFI

 

Comunicação Social/Ministro Abduramhane Turé inicia visita de trabalho e amizade  à Gâmbia

Bissau, 23 Jun 26(ANG) – O ministro da Comunicação Social , Abduramane Turé encontra-se na República vizinha da Gâmbia, para uma visita de Amizade e de Trabalho, de três dias(22 à 24), no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países, no sector da comunicação social.

Turé fez-se acompanhar nesta visita, pelo Inspector Geral do Ministério da Comunicação Social, Ansumane Cassamá, dos Directores-gerais da Agência de Notícias da Guiné(ANG), Bonifácio Malam Sanhá, e  da Televisão da Guiné-Bissau(TGB), Mónica Buaró da Costa.

De acordo com a agenda da visita enviada à ANG, a delegação do Ministério da Comunicação Social guineense, chefiada por Abduramane Turé, manterá esta terça-feira, um encontro  com as autoridades gambianas no Ministério da Informação, Meios de Comunicação e Serviços de Rádio Difusão da Gâmbia.

A delegação guineense visitará ainda a Rádio Televisão e Serviços da Gâmbia(GRTS), seguida de uma conferência de imprensa.

De acordo com a agenda, para o dia 24 de Junho, último dia da visita,  a delegação da Comunicaçáo Social guineense, visitará os diferentes órgãos de comunicação social, público e privado da Gâmbia.

A  missão se realiza à convite do ministro  gambiano  da Informação, Meios de Comunicação e Serviços de Rádio Difusão, Ismaila Ceesay, que em Maio de 2025 assinou em Bissau um acordo de cooperação entre os ministérios de informação dos dois países. ANG/ÂC//SG

Regiões/Administrator de Quebo elege Saneamento Básico como uma das prioridades do seu mandato

Quebo, 23 Jun 26 (ANG) – O administrador de setor de Quebo, Região de Tombali, sul do país, reiterou segunda-feira, que o Saneamento Básico daquela localidade é uma das prioridades da sua administração .

Bubacar Baldé que falava ao  colaborador da ANG no sector de Empada,  disse que depois de ter tomado posse constatou  muita desorganização, começando com muito lixo na cidade inclusive no Mercado local, razão pela qual decidiu criar uma comissão para realização de limpeza semanal do mercado envolvendo jovens.

Baldé falou das dificuldades encontradas na remoção de lixos, devido a falta de meios de transportes uma vez que a administração não tem viatura, frisando que trabalham com viaturas emprestadas por terceiros com as quais mobilizam  os jovens para, em conjunto, limparem o mercado e não só.

“As pessoas devem saber que a limp
eza dá a saúde e evita contracção de doenças. É por isso que devemos limpar o mercado porque é um lugar onde todos vão e podem contrair vírus que podem levar para as suas casas”, disse.

Falando de realizações, Bubacar Baldé destacou  a retirada da Paragem de viaturas de transporte misto  (Candongas) que estavam próximas à administração e que complicavam o seu funcionamento normal.

Sobre trabalhos em curso, o administrador de Quebo apontou  a construção de um talho , com fundos próprios.

 Instando a pronunciar sobre as dificuldades administrativas que enfrenta, Baldé disse que são enormes, e destacou  a falta de computadores, frisando que,  atualmente a exigência e dinâmica do mundo obriga a qualquer instituição ter materiais informáticos.

Baldé disse  que a administração dispõe apenas de um computador adquirido por meios próprios e lamenta não dispor de meios de transporte para exercício das suas funções.

Bubacar Baldé apela a  população de Quebo para apostar na diversificação da agricultura para não depender da  castanha de caju.

Aos jovens dirigiu o conselho para abandono de  práticas de roubo e  outros vícios que lhes impedem de se dedicarem a preparação de um futuro melhor.

ANG/AD/ÂC//SG

Sociedade/ INE prolonga recenseamento e dados preliminares apontam para registo de mais de 2,2 milhões de habitantes na Guiné-Bissau

Bissau, 23 Jun 26 (ANG) - O Instituto Nacional de Estatística (INE) prolongou para até 26 de Junho , o período de realização do IV Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-4), inicialmente previsto para decorrer entre 1 e 21 de Junho.

O aumento de mais dias de recenseamento visa concluir o registo de  agregados familiares que ainda não se recensearam.

O anúncio foi feito segunda-feira em Bissau, durante uma conferência de imprensa em que foram apresentados novos dados provisórios da operação.

Segundo os dados divulgados pelo Diretor-técnico do INE,Donato Pereira,que cita dados recolhidos até 22 de Junho, o número da população da Guiné-Bissau já atingiu  os  2.213.173 habitantes.

Na ocasião, o presidente do INE, Roberto Vieira afirmou que os trabalhos de recenseamento já alcançaram todo o território nacional, classificando a operação como um passo fundamental para a obtenção de dados fiáveis sobre a população guineense.

Apesar dos avanços, os responsáveis reconheceram que ainda existem cidadãos por recensear. Por essa razão, equipas de recenseadores e controladores permanecerão no terreno para concluir a recolha, corrigir falhas identificadas em algumas localidades e validar os dados obtidos.

O conselheiro técnico principal do Instituto Nacional de Estatística, Luciano Tavares Duarte apelou a colaboração da população, sublinhando que a qualidade dos resultados depende da participação de todos os cidadãos.

Segundo explicou, a recusa em fornecer informações pode comprometer a precisão das estatísticas.

Duarte garantiu que todos os dados recolhidos são confidenciais e serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos, assegurando que informações pessoais, como nomes e rendimentos não serão divulgadas.

Acrescentou  que, considerado uma ferramenta essencial para o planeamento do desenvolvimento nacional, o IV Recenseamento Geral da População e Habitação deverá permitir ao Estado dispor de informações atualizadas sobre a realidade demográfica, social e económica do país, contribuindo para a definição de políticas públicas mais adequadas às necessidades da população.

ANG/LPG/ÂC//SG

CMB/Nova direcção avança com reabilitação do Mercado do Bairro Ajuda e reforça medidas de reorganização urbana

Bissau, 23 Jun (ANG) - A Câmara Municipal de Bissau (CMB) arrancou  segunda-feira com a obra de reabilitação do Mercado do Bairro Ajuda no âmbito do plano de reorganização dos espaços comerciais e de melhoria das condições de trabalho dos vendedores na capital .

A informação foi divulgada pela Direcção de Comunicação e Informação da CMB, através da sua página oficial no Facebook, segundo a qual   a reabilitação do referido mercado visa criar condições adequadas para acolher os vendedores actualmente instalados no mercado improvisado do Espaço Verde do Bairro de Ajuda.

“As intervenções incluem a construção de novas bancas para a comercialização de produtos e instalações sanitárias, infraestruturas consideradas fundamentais para garantir melhores condições de higiene, segurança e conforto aos comerciantes e consumidores”, refere a mesma fonte.

Segundo a  Direcção de Comunicação e Informação da CMB, a iniciativa se insere na estratégia da edilidade, que tem vindo a promover ações de reorganização dos mercados e  recuperação de espaços públicos da cidade de Bissau, com o objectivo de melhorar a mobilidade urbana e conferir maior dignidade ao comércio informal.

Segundo a CMB, a ocupação irregular dos passeios de Chapa de Bissau, Mercado de Bandim e Subida de Cabana tem criado constrangimentos à circulação de peões, obrigando assim muitas pessoas a utilizarem a faixa de rodagem, ficando expostas a riscos de atropelamento e outros acidentes.

“O Mercado de Frutas e Legumes da Granja de Pessubé continua disponível para acolher vendedores de frutas e produtos hortícolas que ainda exercem a sua actividade em passeios e locais inadequados”, referiu a CMB através da sua página de Facebook
.

Acrescenta que  a transferência gradual dos comerciantes para mercados estruturados permitirá reduzir o comércio desordenado nas ruas, melhorar as condições sanitárias e promover uma cidade mais moderna, limpa e segura.

As medidas em curso reflectem a determinação da CMB de prosseguir o processo de reorganização urbana, conciliando a necessidade de garantir meios de subsistência aos comerciantes com a obrigação de assegurar espaços públicos organizados e acessíveis para  a população. ANG/AALS/ÂC//SG

 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Comunicação Social/Governo inicia desembolso mensal de fundos provenientes da  Taxa Audiovisual destinados à imprensa pública

Bissau, 22 Jun de 26 (ANG) - O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Usna António Quadé afirmou que o Governo  já começou o desembolso mensal dos apoios financeiros provenientes da taxa audiovisual destinados aos diferentes órgãos de comunicação social do país.

O anúncio foi feito, sexta-feira, por  Usna António Quadé, na abertura do Workshop de Sensibilização da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), realizado sob o lema “Televisão é Você, Televisão i Abo”.

Na sua intervenção, António Quadé recordou a história da TGB, cujo início remonta ao final da década de 1980, destacando o papel desempenhado pela estação televisiva na disseminação da informações ao longo de mais de três décadas.

“A TGB deu um grande impulso à divulgação de informações através de imagens do quotidiano das nossas populações e das ações levadas a cabo pelos sucessivos governos durante mais de três décadas da sua existência”, afirmou.

No evento, o ministro da Comunicação Social, Abdurahamane Turé, assegurou existir vontade política do Governo para trabalhar em estreita articulação com  parceiros nacionais e internacionais e todos os profissionais do setor, na busca de soluções concretas para os problemas que afetam a televisão pública.

O titular da pasta da Comunicação Social se comprometeu a promover um diálogo permanente com os trabalhadores, valorizar os recursos humanos, defender melhores condições laborais, incentivar a modernização tecnológica e mobilizar esforços para que a Televisão da Guiné-Bissau disponha de meios necessários para cumprimento, pleno da sua missão de serviço público.

Turé reconheceu que os desafios são grandes e que não existem soluções imediatas, mas manifestou a confiança de que, com união, sentido de responsabilidade e compromisso coletivo, será possível dispor de uma estação de  televisão mais preparada para responder às exigências atuais.

O governante manifestou ainda o desejo de que o workshop não seja apenas um espaço de diagnóstico das dificuldades, mas sobretudo um ponto de partida para a definição de caminhos e compromissos capazes de devolver esperança aos profissionais do setor e reforçar a confiança dos cidadãos guineenses.

Por sua vez, a Diretora-geral da Televisão da Guiné-Bissau, Mónica Buaro da Costa, destacou a importância da realização do encontro como um espaço de diálogo e sensibilização em torno da TGB, e diz que visa  a identificação  de soluções conjuntas entre o Governo, parceiros estratégicos e a sociedade em geral para os problemas enfrentados pela estação pública.


O workshop
 com a duraçáo de um dia, reuniu membros do Governo, jornalistas e técnicos da TGB que debateram  os temas: “Média Pública no Contexto da Democracia Representativa”, “Televisão e Redes Sociais: Concorrência ou Complementaridade?”, “Qualidade e Credibilidade da Informação no Contexto Atual”, “Aceleração da Transição para a Televisão Digital Terrestre na Guiné-Bissau” e “A Televisão como Moeda de Troca: Financiamento, Sustentabilidade e Independência Editorial”. ANG/RDN

 

Sociedade/ Projeto “iParticipate” promove conferência sobre juventude, drogas e saúde mental na Guiné-Bissau

Bissau, 22 Jun 26 (ANG ) – O Projeto “iParticipate” vai realizar, no próximo dia 26 , uma conferência pública dedicada à prevenção do consumo de drogas e  promoção da saúde mental, no âmbito do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

De acordo com uma nota do Centro Cultural franco-Bissau- guineense, à que a ANG teve acesso, o evento decorrerá entre as 17h00 e as 19h00, no Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, com entrada livre.

A iniciativa é implementada em parcerias entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ONG Tiniguena e o Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, em colaboração com o Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência (OGDT) e o Centro de Saúde Mental Osvaldo Máximo Vieira.

Segundo a nota dos organizadores, a conferência visa informar sobretudo os jovens, mas também professores, educadores, famílias e outros profissionais que trabalham com a juventude, sobre os mecanismos da dependência, os fatores que favorecem o consumo de substâncias psicoativas e as soluções disponíveis para prevenir e combater esse fenómeno.

Durante o encontro serão debatidos vários temas, entre os quais, a evolução do consumo de drogas na Guiné-Bissau, os novos riscos enfrentados pelos jovens, os efeitos das substâncias na saúde mental, o papel da família e da comunidade na prevenção, bem como o impacto das redes sociais e da desinformação na promoção de comportamentos de risco.

A conferência contará com intervenções do diretor-adjunto do Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência, Manuel da Costa, do médico Mário Iamta, da diretora do Centro de Saúde Mental Osvaldo Máximo Vieira, Finhamba Quessangue, e do coordenador do Movimento de Combate à Delinquência Juvenil, Mamadú Alfa Mané.

Além das apresentações, a atividade incluirá exibição de vídeos educativos, declarações de testemunhas, debates e sessões interativas com o público, com o objetivo de incentivar a reflexão e reforçar a sensibilização sobre a prevenção do consumo de drogas e a promoção da saúde mental.

Os organizadores apelam à participação da sociedade, e dizem  que o combate ao fenómeno constitui uma responsabilidade coletiva. ANG/ LPG/ÂC//SG

CEDEAO/Chefes de Estado Maior das Forças Armadas da organização prosseguem  contactos em Bissau sem falar à imprensa

Bissau 22 Jun 26 (ANG) – A missão de Chefes de Estado Maior das Forças Armadas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), de visita a Bissau desde o dia 19 do mês em curso, prosseguiu a os contatos com as autoridades de transição da Guiné-Bissau.

Durante o dia de hoje(22 de Junho),  a delegação esteve reunida com a ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional, e das Comunidades e com Presidente de Transição da República Horta Inta-a.

Á saída do encontro,  a semelhança do que vinha acontecer nas visitas anteriores, a delegação militar da CEDEAO não prestou quaisquer declarações à imprensa.

Segundo o que a ANG apurou junto da assessoria de imprensa do Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau (CEMFA), esta instituição vai oferecer aos hóspedes um jantar hoje a noite e a delegação da CEDEAO deixará o país na terça-feira, ( 23).

A missão que chegou ao país no final da tarde de sexta-feira ,  é chefiada pelo chefe de Estado-Maior das Forças Armadas da Serra Leoa, o Tenente-general Amara Idara Bangura, acompanhado pelos homólogos da Costa do Marfim, Nigéria, Gana e Senegal.

O encontro decorre no quadro dos contactos que a missão regional mantém com as autoridades de transição guineense.

A missão reuniu-se no sábado(20 de Junho), com o Chefe do Estado-maior-General das Forças Armadas, o ministro do Interior e o ministro da Defesa Nacional. ANG/MSC/ÂC//SG

Desporto-futebol/Cupelum FC vence FC Flmanego de Pefine e aproxima-se ao líder FC Canchungo

Bissau, 22 Jun 26(ANG) - Cupelum Futebol Clube, recebeu e venceu na tarde de domingo,
passado, o Flamengo de Pefine por duas bolas a zero (2-0), no jogo da 24.ª jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão guineense.

O encontro foi disputado no Estádio Lino Correia, onde as duas equipas apresentaram uma exibição agradável equilibrando o jogo do início ao fim.

Os donos da casa marcaram uma das várias oportunidades criadas durante primeira parte, por intermédio de Anel Seide aos 26 minutos, levando a vantagem para o intervalo. 

Na segunda parte, o vice líder do campeonato voltou a marcar cedo aos 8′, do segundo tempo, ou seja, aos 53 minutos do jogo por Tala, o resultado que acabou por tranquilizar os Mandíplis de Cupelum. 

Mesmo com 2-0 no placar, os pupilos de Buli Manafá rejeitaram abrandar e assumiram posse de bola circulando esférico por todo retângulo do jogo e asseguraram o resultado importante na luta pelo título. 

As restantes partidas ditaram os seguintes resultados: Portos de Bissau-1/Massaf de Cacine-0, Sport Bissau Benfica-0/FC Pelundo-0, Arado de Nhacra-0/FC Cuntum-0, CDR Gabu-1/FC Canchungo-0, Os Balantas de Mansoa-1/UDIB-1, TF São Domingos-1/Háfia FC-1, Cupelum FC-2/Flamengo de Pefine-0, FC Cumura-2/Sporting Clube da Guiné-Bissau-0.

Eis a tabela classificativa apôs a 24º jornada da Liga Orange, a maior da prova de futebol guineense.

1-FC Canchungo-48 pts                                         9-Os Balantas de Mansoa -29 pts

2-Cupelum FC-47 pts                                             10-FC Pelundo-29 pts

3-Portos de Bissau-44 pts                                      11-FC Cumura-26 pts

4-CDR Gabu-44 pts                                                12-Arados de Nhacra-26 pts

5-Háfia FC-35 pts                                                   13-SC da Guiné-Bissau-25 pts

6-Massaf SC-35 pts                                               14-FC Cuntum-24 pts

7-Sport Bissau Benfica-33 pts                               15-Flamengo de Pefine-23 pts

8-UDIB-30 pts                                                        16-TF São Domingos-23 pts

ANG/LLAS/ÂC//SG

Regiões/Comunidades de Bafatá se comprometem a combater a mortalidade infantil e o casamento precoce

Bafatá, 22 Jun 26 (ANG) – As comunidades da aldeia de Tantan-Cossé, no setor de Bafatá, leste do país, reafirmaram o compromisso de colaborar com os técnicos de saúde e as autoridades locais para a redução da mortalidade materno-infantil e o combate ao casamento precoce.

De acordo com a Rádio Comunitária de Bafatá, o compromisso foi declarado durante uma sessão de sensibilização promovida pela Direção Regional do Movimento da Sociedade Civil para a Paz e Democracia (MSCPD), integrada numa campanha comunitária destinada a reforçar a consciencialização sobre a saúde materna e infantil.

Durante o encontro, os participantes defenderam um maior envolvimento das famílias, sobretudo dos homens, no acompanhamento das mulheres durante a gravidez e após o nascimento dos filhos, considerando que essa participação é fundamental para diminuir os índices de mortalidade de mães e crianças.

Um dos participantes sublinhou que a responsabilidade pela criação dos filhos deve ser partilhada entre pai e mãe, lamentando que ainda existam casos de abandono das mulheres durante a gravidez.

“Recebemos esta sensibilização com satisfação e estamos dispostos a colaborar com as autoridades sanitárias. Ter filhos é uma responsabilidade partilhada entre o pai e a mãe. Infelizmente, ainda existem homens que abandonam as suas esposas durante a gravidez, quando elas mais necessitam de apoio”, afirmou.

O presidente regional do Movimento da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento  de Bafatá, Braima Daramé, destacou a importância da mobilização comunitária para a redução dos “elevados índices de mortalidade materno-infantil” registados na região.

Segundo Daramé, a campanha visa incentivar as mulheres grávidas a recorrerem aos serviços de saúde e promover mudanças de comportamento que contribuam para a proteção da vida das mães e das crianças.

A iniciativa decorre há seis dias consecutivos em várias localidades da região e inclui igualmente ações de sensibilização sobre os impactos negativos dos casamentos precoces no desenvolvimento das raparigas e na saúde reprodutiva.

A campanha é promovida pela Direção Regional do MSCPD de Bafatá, com apoio financeiro da Plan Internacional, através da sua Unidade de Programa da Província Leste. As atividades deverão decorrer durante três meses e abranger diversas comunidades da região.ANG/MI/ÂC//SG