segunda-feira, 6 de julho de 2020

Política/Presidente da República encontrou-se com homólogo nigerino e presidente em exercício da CEDEAO  

 Bissau,06 Jul 20(ANG) – O Presidente da República,  Umaro Sissoco Embalo, deslocou-se no sábado à Republica do Niger, onde manteve encontro de algumas horas, comm o seu homólogo Issoufou Mahamadou, com quem abordou aspectos relacionados com a situação na Guiné-Bissau e a sub-região.

Em declarações conjuntas à imprensa em Niamey, o Presidente Issoufou Mahamadou, também Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO, afirmou que "é com muita alegria" que recebe o Presidente Embalo que está a fazer "um excelente trabalho na Guiné-Bissau".

 "A CEDEAO sempre tentou apoiar este país irmão, em crise desde 2012, e é com grande satisfação que vejo que estão sendo tomadas medidas para sair definitivamente da crise neste país", disse.

 O chefe de Estado nigerino sublinhou que já se pode dizer  que a crise já está ultrapassada, já que o Presidente da Guiné-Bissau  se propôs a implementar as recomendações da CEDEAO, acrescentando que ele formou um governo que apresentou um programa na Assembleia Nacional Popular e este o aprovou.

“Agora, precisam continuar os esforços para a reforma da Constituição, e o Presidente está se concentrando nisso, ele tem o apoio total de todos os países membros da CEDEAO”, disse Mahamadou

Por sua vez, o Presidente  Úmaro Sissoco Embalo, afirmou que, o Issoufou Mahamadou, Presidente em exercício da CEDEAO, é um dos homens sábios da sub-região, que sempre lhe incentivou a reunir todos os guineenses para resolver esta crise.

"O Presidente Issoufou Mahamadou acabou de me dar mais alguns conselhos para reunir todos", insistiu.

Sissoco Embaló disse  também discutiram a situação na sub-região, nas próximas cúpulas da CEDEAO e no UEMOA, da moeda comum”Eco”,a situação na Líbia e a pandemia de Covid 19. ANG/RDN

 

Sem comentários:

Enviar um comentário