quinta-feira, 1 de outubro de 2020


Cooperação
/Presidente da República considera de “grande importância” a visita do seu homólogo nigerino


Bissau, 01 Out 20 (ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló considerou de “grande importância” a visita do
 seu homólogo nigerino à Guiné-Bissau, frisando que não são todos os dias que se recebe visita de um Presidente em qualquer país do mundo.

O chefe de Estado fez estas considerações em conferência de imprensa conjunta com o Presidente nigerino, Mahamadu Issoufou no final da visita de algumas  horas que efectuou ao país.


Embaló realçou que Issoufou é grande homem do Estado respeitado pela comunidade internacional e de grande escala no concerto das Nações, salientando que a sua visita representa muito para a Guiné-Bissau porque passou anos que o país não recebia visitas de um chefe de Estado, devido   as situações vividas.

"Hoje estamos a mostrar ao mundo que estamos a voltar, aos poucos, a normalidade e  estabilidade,  e que essas visitas que estamos a receber é para mostrar, de facto, que a crise que tínhamos ficou para trás”, realçou Presidente Embaló.

Por sua vez, o Presidente do Níger agradeceu o governo e o Povo guineense pala recepção calorosa e explicou que, se não for a participação na reunião de Conselho de Segurança da ONU sobre a governança política e economia mundial pós covid-19 estaria presente na cerimónia comemorativa do Dia da Independência da Guiné-Bissau.

Prometeu ainda tudo fazer para, enquanto membro não permanente de Conselho de Segurança da ONU, ajudar a Guiné-Bissau para que seja levantado as sanções impostos aos cinco oficiais militares guineenses considerados protagonistas do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

O Presidente do Níger acompanhado de uma delegação de alto nível fez uma visita de algumas horas à Guiné-Bissau, quarta-feira(30), no fim da qual os dois chefes de estados defenderem em comunicado final a necessidade do reforço das relações de cooperação entre os dois países. ANG/MI/ÂC//SG      

         

Sem comentários:

Enviar um comentário